Associados

Associados – como fazer os mais antigos se sentirem novos

Fazer parte de uma associação é fazer parte de um grupo. E todo mundo que faz parte de um grupo quer se sentir integrado. Por isso, é necessário cuidar dos associados.

Vamos colocar da seguinte forma: se você contrata um serviço, por exemplo, uma assinatura de televisão. Depois de alguns anos, você percebe que existem mais canais e mais descontos, mas apenas para novos clientes.

Quando você vai tentar negociar, não há boas possibilidades para você. Ou seja, a vontade é escolher uma nova empresa por assinatura. Às vezes você se mantém na mesma, entretanto, se há outra empresa de tv por assinatura e que oferece melhores condições de pagamento, você se torna cliente de outro serviço. 

Da mesma forma, se você está em uma associação e acha que somente os associados novos recebem atenção, você vai querer ir embora. Ou seja, você precisa pensar em formas de atrair novos associados, mas sem descuidar dos mais antigos.

Mas como isso pode ser feito? Vamos refletir juntos sobre o assunto e eu gostaria que você também nos enviasse sugestões a respeito desse assunto. Pode ser?

Quem são os seus associados antigos e como eles são reconhecidos?

Reconhecimento é uma coisa que é esperada pelas pessoas. Hoje em dia fala-se muito sobre o reconhecimento de funcionários. Mas, não é apenas no ambiente de trabalho que as pessoas esperam por isso.

Os associados, por exemplo, também querem receber um tratamento “especial” pelo seu tempo de casa. Isso pode ser feito com ações complexas, mas também pode ser com uma coisa muito simples.

Vamos começar pelo mais básico.

1 – Conheça os seus associados

Quem são os seus associados? Você conhece a pessoa que está na sua associação há 10 anos? Se essa pessoa entrar em contato com você para fazer uma reclamação ou dar uma sugestão, você vai tratá-la como desconhecida ou como alguém que você conhece há anos e tem uma relação de amizade?

Afinal de contas, se você quer que os seus associados se sintam parte de uma família, eles não podem ser meros desconhecidos. Portanto, conheça os seus associados. Saiba o seu histórico.

E nunca entre em contato sem saber com quem você está falando.

2 – E-mail de agradecimento

Quando o seu associado faz aniversário de associação é muito bom que ele receba um e-mail celebrando a data. Além disso, é uma forma de anunciar futuras ações que, nesse caso, podem ter maior complexidade.

O importante do email é ele ser personalizado. Portanto, não se esqueça de colocar o nome e o tempo de associação dessa pessoa. Além disso, deixe claro que a participação dela é muito importante para todas as pessoas na associação.

3 – Dê presentes

Quando a pessoa faz aniversário de associação você pode dar um curso gratuito ou um desconto em uma das mensalidades. Além disso, é possível trabalhar com um sistema de pontos.

O interessante de algo como pontos é que você pode determinar as quantidades de acordo com os anos. Por exemplo: um ano de associação, um ponto. Mas se alguém faz cinco anos de associação, ela ganha dez pontos.

Caso alguém atinja cinquenta pontos, essa pessoa ganha um curso grátis.

Mas é claro que isso é apenas um exemplo. Tudo isso é só para exemplificar formas que você poderia usar para mostrar a valorização por todos aqueles associados que continuam firmes com você.

4 – Esteja preparado para negociar

Muitos negócios se preocupam em fornecer boas formas de pagamento para novos clientes. Entretanto, acabam esquecendo do fato de que clientes antigos também querem descontos. Ou vantagens.

E é por isso que algumas pessoas acabam desistindo de um serviço. Você precisa estar preparado para a negociação com associados antigos. Portanto, sempre que for pensar em valores, deixe um espaço para ceder.

Ou seja, nunca fique sem nada para oferecer para o seu associado. Como eu já disse, é muito bom ter novos associados, mas os antigos também são fundamentais.

Então faça tudo o que você puder para manter os seus associados pelo máximo de tempo possível.

5 – Escute com atenção

Nós já falamos outras vezes aqui no blog sobre a importância de escutar os associados. Mas acho que vale a pena reforçar esse ponto.

É de extrema importância que os seus associados saibam que suas sugestões, reclamações são ouvidas e importantes para as tomadas de decisão.

Portanto, deixe claro que a associação se importa com o que todos têm a dizer.

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