Como precificar eventos virtuais

Como precificar eventos virtuais da associação?

Como precificar eventos virtuais?

Nós já sabemos que eventos virtuais são uma necessidade. Também compreendemos que eles vieram para ficar. Mas como precificar os eventos virtuais? Neste post nós daremos algumas dicas sobre o assunto. 

Saber como precificar os eventos virtuais de uma associação não é fácil. Afinal, se trata de um assunto relativamente novo. Por isso, é importante ter cuidado para evitar que você perca dinheiro, mas também para não abusar da boa vontade e compreensão dos associados. 

A resposta sobre como precificar os eventos virtuais da associação deve ser dada logo no começo do planejamento. Afinal, essa resposta pode determinar se o seu evento vale, ou não, a pena. 

Vejamos alguma dicas. 

Quais os custos do evento?

Essa é a primeira pergunta a ser feita. Afinal, o mínimo esperado é que a venda de ingressos cubra os valores que foram investidos. Por isso, coloque no papel e calcule tudo o que você vai precisar gastar para a realização do evento. Por exemplo:

Palestrantes – além do valor que eles cobram, também é importante considerar que você possa ter que pagar algumas taxas para mantê-los reservados;

Software – qual será o software para a realização de eventos que você utilizará? Qual o valor investido?

Internet – especialmente para o dia do evento pode ser interessante contratar um bom pacote de dados. Aliás, talvez você precise dar uma ajuda de custo para os palestrantes, evitando falhas na conexão;

Marketing – qual será a estratégia de marketing adotada para esse evento. O budget da equipe será elevado ou baixo? Eles farão anúncios para promover o evento?

Você deve ter menos gastos com eventos virtuais, pois não gastará com transporte e alimentação dos participantes. Entretanto, é importante não menosprezar esses custos, pensando que o fato de o evento ser virtual torna seus gastos irrisórios. 

Como você pode compensar os custos do seu evento virtual?

Conseguir patrocínios ou vender espaços de exibição são ótimas formas de abater uma parte do valor gasto com os seus eventos virtuais. Isso permite que as marcas parceiras alcancem o seu público, cobre uma parte dos custos do evento – dificultando prejuízos – e permite que você reduza o valor dos ingressos. 

Assim como nos eventos presenciais há muitos espaços para patrocinadores e parceiros. Tais como:

  • Anúncios patrocinados;
  • Espaços para networking e sessões entre palestras;
  • Salas VIP patrocinadas;
  • Comerciais gravados.

Leia Mais: Ideias de patrocínio para seu próximo evento virtual

Se você conseguir os patrocinadores pode pensar em fazer um evento gratuito. Entretanto, muitas pessoas se inscrevem para eventos gratuitos e acabam desistindo. Isso deixará os patrocinadores desanimados em próximos eventos. 

Por isso, como forma de encorajamento, recomenda-se pelo menos a cobrança de uma taxa mínima. 

Qual o valor do seu evento virtual?

Você quer oferecer um conteúdo mais barato já que o evento é virtual. Da mesma forma, muitos associados pensam que devem pagar menos já que não se trata de um evento presencial. Mas é preciso ter cuidado com isso. Não subestime o seu evento!

É possível entregar conteúdo de qualidade mesmo em um evento virtual. Por isso, quando você se perguntar “Como precificar os eventos virtuais da associação”, não se esqueça de todos os seus gastos. Além disso, não deixe de questionar se os seus palestrantes são de qualidade. Se você estiver trabalhando para que a qualidade do evento seja semelhante ao que seria presencialmente, então não há motivo para reduzir demais os valores. 

Como os seus competidores estão precificando os eventos virtuais?

É importante conhecer os valores de mercado antes de determinar o que você cobrará. Por isso, pesquise os eventos que estão sendo feitos pelas suas concorrentes diretas. 

Mas não se esqueça que o mais importante é cobrir os seus custos. A pesquisa de mercado é uma base para você ter certeza de que sua associação não está cobrando muito a mais do que as outras. 

Entretanto, é mais importante cobrir os custos. 

Como precificar eventos virtuais: aprenda para o futuro

Depois do seu evento é interessante fazer uma pesquisa com os seus associados. Permita que eles respondam o que acharam do evento e se eles acham que o valor pago foi justo. Pode ser interessante pedir alguma justificativa para a negativa. Afinal, algumas pessoas podem responder que foi caro só para tentar pagar menos da próxima vez. 

Além disso, é importante perguntar o que eles acham que faltou no seu evento. Você pode descobrir por qual palestrante ou por qual ferramente eles estariam dispostos a pagar um pouco a mais. 

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