Associados a distância

Associados a distância: como manter o engajamento?

Associados a distância: o momento atual

O engajamento dos membros de uma associação é fundamental. Mas como você pode mantê-los participativos com os associados a distância? Leia este post para ter bons insights sobre o assunto. 

No começo deste ano nós tivemos que nos adaptar aos novos tempos. As pessoas e empresas precisaram entender como lidar com o home office. Além disso, nós precisamos descobrir o que iríamos passar por causa dessa doença – enquanto sociedade. 

Uma grande parte das pessoas também precisou lidar com as perdas e um luto completamente diferente do usual. Entretanto, mesmo com todas essas incertezas nós já avançamos para outro momento. 

Agora nós precisamos compreender como seguir com nossas vidas em um mundo ainda não livre da pandemia, mas já distante da novidade pandêmica. Muitas empresas voltaram a abrir, algumas estão seguindo um modelo híbrido e outras decidiram manter os trabalhadores em casa. 

Entretanto, continua sendo importante evitar aglomerações. Por isso, associações não devem tentar retomar os eventos e cursos presenciais. Especialmente pelo fato de que isso pode afastar os associados que estão tomando os cuidados com a pandemia e seguem em distanciamento social. 

Por isso, mesmo com as mudanças, continue pensando em como engajar os associados a distância. 

Entenda o comportamento dos associados a distância

Dados são fundamentais para a análise comportamental e, além disso, de crescimento da associação. Por isso, é muito importante que você saiba como está o engajamento dos seus associados a distância para poder planejar melhor a sua estratégia. 

Você pode analisar o comportamento de todos os seus membros. Mas também pode optar por fazer uma divisão, analisando o comportamento dos associados antigos e dos novos separadamente. 

Leia Também: Engajamento e lealdade – o comportamento dos membros

A vantagem da separação é o fato de que será mais fácil para você compreender se os associados antigos diminuíram o engajamento com o isolamento social. Além disso, será também mais fácil compreender se os novos membros estão com dificuldade de envolvimento com a associação. 

Leia Também: Como rastrear o engajamento dos novos membros?

Há também que se levar em consideração o fato de que você pode precisar estabelecer estratégias diferentes para os antigos e novos membros. Por isso, tente chegar ao cerne do problema da forma mais assertiva possível. 

Faça pesquisas

Perguntar para as pessoas o que elas precisam é sempre uma boa forma de compreender o seu público. Por isso, você deve ter uma conversa franca com os seus associados. Isso pode ser feito por meio de uma reunião por vídeos chamada com vários membros ou por um e-mail de pesquisa, por exemplo. 

Algumas perguntas interessantes são:

  • Quais são seus maiores desafios profissionais?;
  • Como seus desafios profissionais mudaram neste ano?;
  • Quais ferramentas e recursos de nossa associação você considera mais valiosos?;
  • O que tornaria sua participação na associação mais valiosa nos tempos difíceis que enfrentamos hoje?

Deixe claro o motivo do seu contato. Afinal, é importante que os membros saibam que a associação está trabalhando para melhorar a experiência que eles terão. Além disso, é importante mostrar que as vozes dos associados são sempre ouvidas. 

Forneça um espaço para inspiração, recursos e networking

Você precisa ter um espaço online para que os seus associados possam usufruir de tudo o que a associação oferece. Eu não estou falando de um blog, mas sim de um site que permita o login dos associados. 

Dessa forma, além de novidades, você poderá garantir que os membros possam fazer networking e compartilhar ideias sobre o mercado. 

Além disso, é um espaço para compartilhamento de vagas e também para manter todo mundo ciente das novidades da área. 

Algumas formas de manter o engajamento dos associados a distância são:

  • criar grupos de discussão com os temas que foram levantados na sua pesquisa;
  • publicação de novidades e relatórios sobre o setor;
  • postagem de novas oportunidades educacionais e de trabalho.

Entregue conteúdo de qualidade

Sempre que você for pensar em conteúdo para os seus associados é melhor pensar em qualidade e não em quantidade. Lembre-se que os membros dão muito valor para o conteúdo na hora de pensar em se manter – ou não – na associação. 

Por isso, utilize a pesquisa que você fez para determinar quais os conteúdos mais buscados pelos seus membros. Além disso, pesquise as novidades e descubra o que outras pessoas da indústria estão pesquisando nos mecanismos de busca. 

Você pode compartilhar conteúdo por:

  • comunidade online;
  • Newsletter;
  • Redes Sociais;
  • Eventos virtuais;
  • cursos.

Peça a participação dos associados a distância

As pessoas que estão sem sair de casa podem estar buscando o que fazer. Além disso, muita gente precisa de um “empurrãozinho” para começar um projeto que pode gostar. Então pode ser surpreendente a resposta dos membros quando você pede ajuda. 

É claro que você pode pedir coisas bem básicas. Mas também pode pedir algo mais elaborado. Por exemplo:

  • Compartilhamento dos seus conteúdos: peça para que as pessoas compartilhem os conteúdos da associação nas redes sociais. Você pode criar uma hashtag específica para isso;
  • Posts com as próprias experiências: converse com os membros mais ativos e pergunte se eles podem criar posts para as próprias redes sociais contando como foi a experiência na associação neste ano. Também é interessante a criação de uma hashtag. Não se esqueça que você deve repostar todos os depoimentos;
  • Iniciar conversa online: você também pode pedir para os membros mais ativos para que eles comecem interações no site da associação. Eles podem falar suas dúvidas ou partilhar experiências do mercado;
  • Voluntariado em eventos online: se tiver espaço para mais alguém na sua equipe de evento virtual, por quê não pedir ajuda dos seus membros?

Ajude os associados a distância a se desenvolver profissionalmente

Conteúdos de qualidade são uma ótima forma de auxiliar os associados. Mas essa não é a única forma de ajudá-los profissionalmente. Você sabe disso, mas talvez eles precisem ser lembrados.

Portanto, mantenha uma comunicação frequente, lembrando aos seus associados que a associação pode ajudar muito em suas carreiras. Envie e-mails anunciando novas vagas. Além disso, lembre que os cursos são fundamentais para o crescimento profissional. 

Incentive a participação nas atividades da associação sempre batendo na tecla de que você pode ajudar essa pessoa a crescer. 

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