campanha de adesão

6 dicas para uma campanha de adesão bem-sucedida

Toda associação precisa de membros. Por isso, é sempre importante planejar a campanha de adesão com calma e precisão. Hoje nós trouxemos seis dicas para uma campanha de adesão bem sucedida. 

A campanha de adesão é uma das mais importantes de qualquer associação. Afinal, boa parte dos esforços de toda a equipe são feitas para garantir que tudo continue funcionando com qualidade e com uma grande quantidade de associados. 

Leia Mais: Depoimentos: como usá-los para impulsionar a aquisição

Mas o que você pode fazer para garantir que sua campanha de adesão seja bem sucedida. 

Tenha um comitê de associados

O comitê de associados precisa analisar se os seus associados estão felizes e também o que eles acreditam que possa melhorar para que os objetivos da associação e dos associados sejam concretizados.

Ou seja, o comitê de associados tem a função de fazer com que a associação cresça. Eles devem mostrar as opções da associação e as perspectivas dos associados. Uma espécie de ponte de comunicação entre as duas partes. 

Essas pessoas devem estar munidas de dados geográficos, informações sobre idades, estágios da carreira e o que a associação quer para o futuro. 

Se você estiver tentando recrutar Millennials, por exemplo, tenha certeza de que há representantes desta geração no seu comitê de associados. 

Use o telefone 

Por mais que as redes sociais sejam muito fortes no Brasil, o telefone ainda não se tornou completamente obsoleto. Portanto, você não deve menosprezar o poder dessa ferramenta. 

Obviamente a ligação não deve ser a sua estratégia principal. Entretanto, pode ser um forte ponto de apoio para você conseguir atrair as suas prospecções. 

Além disso, é uma ótima ferramenta para tentar fazer com que membros antigos voltem para a associação. Esse tipo de atenção faz com que a pessoa se sinta querida no espaço e, consequentemente, pode trazê-la de volta. 

Não se esqueça de criar um roteiro de ligação. Isso é muito importante para garantir que você vai falar tudo o que é necessário. Alguns pontos importantes são:

  •  Identificação de quem está ligando – nome, função e que essa pessoa é membro da organização
  • Incentive a adesão  – fale sobre o que é a organização e o que faz com que a pessoa que está ligando queira ser um membro;
  • Discuta os benefícios – fale um pouco sobre os benefícios que são oferecidos;
  • Faça a pergunta – descubra se você pode enviar o formulário de adesão
  • Agradeça a eles pelo tempo e a atenção oferecidos durante a ligação.

Aposte no boca a boca

Assim como o telefone, as campanhas boca a boca não se tornaram obsoletas. Afinal, por mais que as tecnologias tenham evoluído muito, algumas coisas nas relações humanas seguem iguais. 

Um grande exemplo é o fato de que as pessoas gostam de receber recomendações de pessoas conhecidas. Aliás, em muitos momentos esse tipo de propaganda é mais eficiente do que ações de marketing super caras. 

Por isso, incentive os seus associados a fazer o boca a boca. Você pode fazer isso por meio de campanhas de incentivo. Por exemplo, quem trouxer um novo associado ganha um mês grátis ou um vale compras. 

Reavalie o caminho até a associação

Se as pessoas não estão aderindo a sua associação é preciso fazer a pergunta: o que está errado? Se coloque no lugar das pessoas prospectadas e tente identificar qual o ponto da campanha de adesão que não está funcionando bem. 

Muitas vezes pode não ser um problema com o planejamento da campanha, mas sim, alguma dificuldade na hora de se inscrever no seu site. 

É um ótimo trabalho para o seu comitê de associados. Entretanto, também é importante ter opiniões externas sobre o assunto. Diga para cada pessoa do seu comitê pedir para amigos e parentes entrarem no seu site e verificar os locais para se associar. Eles conseguem fazer isso de forma intuitiva ou têm uma série de dúvidas?

Ouvir o que eles têm a dizer pode ser fundamental para determinar o sucesso da sua campanha de adesão. 

Anúncios digitais

Não adianta tentar dar as costas para a evolução digital. Afinal, você precisa encontrar os seus possíveis associados no território deles e esse local é a internet. 

Faça anúncios digitais em redes sociais – Facebook Ads ou Google Ads, por exemplo. 

Esse tipo de ação já provou ser bem escalável e, além disso, gerar poucos custos para empresas. 

Não pare, nunca

Recrutar membros é uma atividade sem fim. Você não pode pensar nisso só em alguns períodos do ano. Não! Cada ação, evento e curso da sua associação deve ser pensado também para a aquisição de novos associados. 

Sempre tente atingir o melhor que a sua associação pode oferecer, pois é isso que atrai os profissionais. 

Além disso, é importante ouvir os seus membros e não ficar obsoleto com relação a novidades da internet. 

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