Toda associação precisa de membros. Por isso, é sempre importante planejar a campanha de adesão com calma e precisão. Hoje nós trouxemos seis dicas para uma campanha de adesão bem sucedida.
A campanha de adesão é uma das mais importantes de qualquer associação. Afinal, boa parte dos esforços de toda a equipe são feitas para garantir que tudo continue funcionando com qualidade e com uma grande quantidade de associados.
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Mas o que você pode fazer para garantir que sua campanha de adesão seja bem sucedida.
Tenha um comitê de associados
O comitê de associados precisa analisar se os seus associados estão felizes e também o que eles acreditam que possa melhorar para que os objetivos da associação e dos associados sejam concretizados.
Ou seja, o comitê de associados tem a função de fazer com que a associação cresça. Eles devem mostrar as opções da associação e as perspectivas dos associados. Uma espécie de ponte de comunicação entre as duas partes.
Essas pessoas devem estar munidas de dados geográficos, informações sobre idades, estágios da carreira e o que a associação quer para o futuro.
Se você estiver tentando recrutar Millennials, por exemplo, tenha certeza de que há representantes desta geração no seu comitê de associados.
Use o telefone
Por mais que as redes sociais sejam muito fortes no Brasil, o telefone ainda não se tornou completamente obsoleto. Portanto, você não deve menosprezar o poder dessa ferramenta.
Obviamente a ligação não deve ser a sua estratégia principal. Entretanto, pode ser um forte ponto de apoio para você conseguir atrair as suas prospecções.
Além disso, é uma ótima ferramenta para tentar fazer com que membros antigos voltem para a associação. Esse tipo de atenção faz com que a pessoa se sinta querida no espaço e, consequentemente, pode trazê-la de volta.
Não se esqueça de criar um roteiro de ligação. Isso é muito importante para garantir que você vai falar tudo o que é necessário. Alguns pontos importantes são:
- Identificação de quem está ligando – nome, função e que essa pessoa é membro da organização
- Incentive a adesão – fale sobre o que é a organização e o que faz com que a pessoa que está ligando queira ser um membro;
- Discuta os benefícios – fale um pouco sobre os benefícios que são oferecidos;
- Faça a pergunta – descubra se você pode enviar o formulário de adesão
- Agradeça a eles pelo tempo e a atenção oferecidos durante a ligação.
Aposte no boca a boca
Assim como o telefone, as campanhas boca a boca não se tornaram obsoletas. Afinal, por mais que as tecnologias tenham evoluído muito, algumas coisas nas relações humanas seguem iguais.
Um grande exemplo é o fato de que as pessoas gostam de receber recomendações de pessoas conhecidas. Aliás, em muitos momentos esse tipo de propaganda é mais eficiente do que ações de marketing super caras.
Por isso, incentive os seus associados a fazer o boca a boca. Você pode fazer isso por meio de campanhas de incentivo. Por exemplo, quem trouxer um novo associado ganha um mês grátis ou um vale compras.
Reavalie o caminho até a associação
Se as pessoas não estão aderindo a sua associação é preciso fazer a pergunta: o que está errado? Se coloque no lugar das pessoas prospectadas e tente identificar qual o ponto da campanha de adesão que não está funcionando bem.
Muitas vezes pode não ser um problema com o planejamento da campanha, mas sim, alguma dificuldade na hora de se inscrever no seu site.
É um ótimo trabalho para o seu comitê de associados. Entretanto, também é importante ter opiniões externas sobre o assunto. Diga para cada pessoa do seu comitê pedir para amigos e parentes entrarem no seu site e verificar os locais para se associar. Eles conseguem fazer isso de forma intuitiva ou têm uma série de dúvidas?
Ouvir o que eles têm a dizer pode ser fundamental para determinar o sucesso da sua campanha de adesão.
Anúncios digitais
Não adianta tentar dar as costas para a evolução digital. Afinal, você precisa encontrar os seus possíveis associados no território deles e esse local é a internet.
Faça anúncios digitais em redes sociais – Facebook Ads ou Google Ads, por exemplo.
Esse tipo de ação já provou ser bem escalável e, além disso, gerar poucos custos para empresas.
Não pare, nunca
Recrutar membros é uma atividade sem fim. Você não pode pensar nisso só em alguns períodos do ano. Não! Cada ação, evento e curso da sua associação deve ser pensado também para a aquisição de novos associados.
Sempre tente atingir o melhor que a sua associação pode oferecer, pois é isso que atrai os profissionais.
Além disso, é importante ouvir os seus membros e não ficar obsoleto com relação a novidades da internet.