O financeiro de associações
Cuidar do financeiro de associações não é algo fácil. Aliás, questões financeiras não são fáceis nem quando estamos falando de pessoa física. Mas para que uma associação possa prosperar é necessário descobrir formas de se estabilizar e crescer.
Então vamos refletir um pouco sobre a questão do financeiro em associações para que, juntos, possamos encontrar estratégias alternativas.
É necessário também pensar em como o trabalhador jovem se comporta. Afinal de contas, nós estamos falando de um público que surgiu no mercado de trabalho com uma forma de ver o mundo que é diferente do que era antigamente. Por mais que os jovens também apresentem amor pelas suas profissões, atualmente busca-se cada vez mais formas de não pagar taxas.
Isso pode ser visto, por exemplo, com o desenvolvimento dos bancos digitais, tais como o Nubank.
Portanto – como nós já declaramos em outros textos – é importante que você estabeleça dois tipo de estratégia:
1 – Para conseguir a renovação de membros;
2 – Para garantir a inscrição de novos membros.
Entretanto, pode ser que isso não seja o suficiente. Talvez ainda faltem contribuições para que a sua associação esteja confortavelmente no azul. Ou seja, com todas as contas e salários pagos, além de uma reserva que garanta a continuidade das atividades mesmo sem a entrada constante de ativos.
É muito importante que o caixa da associação – ou de qualquer outra empresa – seja capaz de mantê-la por pelo menos um ano sem o recebimento de qualquer quantia. Aliás, se nós formos sinceros, o mesmo vale para a pessoa física.
Mas, se a captação de recursos não for o suficiente para melhorar o financeiro de associações, o que pode ser feito?
Planejamento
Nós batemos muito na tecla do planejamento e é por um motivo simples. Ela é fundamental. E eu tenho certeza de que você sabe disso. Portanto, nossa comunicação é muito fácil nesse quesito. Especialmente no começo do ano.
Então, em primeiro lugar é necessário avaliar o que foi feito de bom e de ruim. Não se condene pelas coisas ruins, pontos fracos são espaços para aprendizado.
Portanto, também não tente esconder os erros “debaixo do tapete”. O auto conhecimento é parte fundamental do planejamento. Comece por aí.
Definindo o que você e sua equipe acham que atraem e o que vocês acham que repele os associados, é chegado o momento de definir uma série de políticas e projetos a serem implementados.
Vale a pena definir um número maior de projetos e fazer uma pesquisa entre associados para ver quais são os que mais agradam. Além disso, se for possível, use a tecnologia a seu favor e permita que os associados possam mandar as próprias sugestões.
É incrível o que nós podemos descobrir quando estamos abertos para mais ideias.
Além disso, esse canal de sugestões te ajuda a entender melhor quem são os seus associados e quais as suas necessidades. Se você conseguir entender isso de forma total você terá uma associação mais eficiente.
Entretanto, não é apenas isso. Melhorar essa compreensão também é um grande aliado para uma associação que pretende se aventurar em outras estratégias, tais como as que eu vou citar a seguir.
Busque patrocínios
Patrocínios são uma possibilidade, porém isso não é algo fácil de conseguir – obviamente. Um patrocinador pode ajudar a sua associação em diversas áreas. Por exemplo: na compra de materiais para cursos e produção de EAD. Ou até mesmo com publicidade etc.
Mas antes de pedir um patrocínio, você precisa se perguntar: “Eu patrocinaria a minha associação se eu fosse um representante de empresa? Por quê?”
Você só está apto para pedir um patrocínio se puder responder esses questionamentos de forma afirmativa e que se sustente. Afinal de contas, a empresa quer um retorno a curto ou a longo prazo.
Porém, não é possível só confiar na sua força de vontade. É preciso garantia e confiança no projeto.
Participe de Eventos
Participar de eventos é ótimo para quem quer aprender e também para recrutar novos associados.
Fazer e participar de eventos pode ser uma ótima opção para quem quer reter associados. Nesses locais é importante mostrar o que a sua associação tem a oferecer. Por isso, de forma alguma eu recomendo que você tente captar associados sem ter o seu planejamento muito bem feito.
Fomentos e investimentos governamentais
Antigamente era possível contar com fomentos e investimentos governamentais, mas isso deixou de ser uma realidade no novo governo brasileiro.
E aí, como você está trabalhando para manter o financeiro da sua associação?
Fonte: Fecomercio