Email marketing
Nós já falamos sobre como atrair novos usuários. Também já citamos formas de fazer os antigos não irem embora. Mas o que fazer quando um usuário se afasta? Aprenda como o email marketing pode te ajudar.
Mas o que é o email marketing?
Essa é uma estratégia do marketing digital. Basicamente, ela consiste na comunicação com os usuários por meio de, como o nome já diz, emails.
Porém nós não estamos falando de qualquer tipo de email. Mas sim, um formato que permite o envio de mensagens com o intuito de manter o consumidor, nesse caso o associado, interessado nos assuntos da associação.
Ou seja, é fundamental que o conteúdo do email marketing seja interessante, de fácil leitura e principalmente, de qualidade. Se a comunicação não for bem feita, ela pode ser classificada como SPAM.
E então você corre o risco de ver os seus associados eliminando a inscrição para receber emails. E, futuramente, isso pode significar que ele se desassocie.
Existem diversos tipos de email marketing. Eles podem ser interativos – como com o auxílio de pesquisas – ou apenas informativos – como uma newsletter. Além disso, podemos citar os seguintes exemplos:
- promoções;
- confirmação de compras;
- convites para eventos.
Por quê optar por essa forma de comunicação?
Por mais que tenham dito – há alguns anos – que o email se tornaria obsoleto, isso nunca aconteceu. Aliás, pelo contrário. As pessoas continuam a se comunicar por esse meio e, inclusive, pode-se dizer que ele é um dos meios de comunicação mais utilizados da atualidade.
Além disso, é mais fácil você conseguir o email dos seus clientes do que as redes sociais, por exemplo. Sendo assim, esse canal de comunicação permite que você alcance um número maior de pessoas.
E não podemos nos esquecer que, como cada pessoa vai receber o email em sua caixa de entrada – e não em um feed – ela parece estar recebendo algo personalizado. E é bem sabido que clientes gostam de se sentir importantes.
Mas é necessário aqui fazer uma diferenciação entre personalização e invasão. O email é algo que você realmente envia para uma pessoa, quase como uma ligação. Portanto, nos dá a ideia de uma conversa de um para um – por mais que não seja.
Entretanto, o envio de um direct por meio das redes sociais pode não ser tão bem visto assim. Afinal de contas, como não há uma relação de amizade entre cliente e associação, a pessoa pode sentir que sua intimidade está sendo invadida.
Também é preciso analisar a diferenciação do alcance de um email e uma rede social. Bom, é claro que as pessoas tem a opção de abrir ou não o email – e que alguns podem cair no SPAM – mas você pode ter uma noção muito boa.
Enquanto isso, por causa dos algoritmos – é muito difícil determinar o alcance de uma postagem em rede social.
Que tipo de conteúdo deve ser enviado no email marketing?
É necessário lembrar que o email marketing é uma estratégia. Portanto, deve ser pensado de forma que possa garantir algum retorno para a instituição.
Ou seja, o que for enviado precisa agregar conteúdo para o associado. Dessa forma, ele se sente mais confiante e com mais necessidade se envolver mais com a associação e, inclusive se manter nela.
Dentre os conteúdos mais comuns nós podemos citar:
Newsletter
Esse tipo de conteúdo costuma ser enviado de forma semanal, quinzenal ou mensal. Nele, o anunciante envia para seus fregueses novidades. No caso de lojas e e-commerces, por exemplo, é momento de enviar novos produtos, promoções ou produtos que possam interessar os clientes de acordo com seu comportamento de compra.
Mas não é apenas para isso que serve uma newsletter. Se sua empresa possui um blog, por exemplo, é interessante enviar os novos posts. Essa é uma boa forma de gerar interação com os leitores.
Porém preciso frisar que, nesse caso, também é bom não pecar pelo excesso. Não faça uma newsletter para cada post, a menos que seja um tema extremamente interessante.
No caso específico de associações pode ser interessante divulgar novos cursos e serviços oferecidos pela mesma.
Convite de eventos
Convidar os seus associados para eventos é muito bom. Se o associado está afastado da associação, você pode trazê-lo de volta com esses eventos. Portanto, o convite precisa ser atrativo e muito bem feito.
Lembre-se da questão da personalização. Escreva o nome do associado, faça com que essa pessoa se sinta querida.
E não se esqueça de mostrar que o profissional pode crescer muito indo ao evento promovido pela associação.
Celebração de datas
Em um texto anterior nós já falamos sobre a importância de celebrar as datas comemorativas do seus associados. Portanto, use o email marketing para celebrar aniversários de vida e de associação, a finalização de cursos, conquistas e bônus para os seus associados.