A associação pode fazer muitas coisas para não perder membros. Mas alguns ainda se afastam. Por isso, separamos 4 dicas incríveis para trazer de volta os desassociados.
Por mais que seja importante trazer novos associados, é fundamental que toda associação entenda que a retenção de associados pode ser ainda mais importante.
Portanto, não deixe de ler essas 4 dicas até o final.
1 – Descubra o motivo que fez com que eles se tornassem desassociados
Entender o que tornou os seus membros desassociados é fundamental para entender também como melhorar. Afinal de contas, se algo não foi bom o suficiente para uma pessoa, também pode não ser para outra.
Ou seja, a causa da desassociação de um membro também pode levar outros a saírem da sua associação.
Além disso, o fato de que você está tentando encontrar meios para impedir que membros saíam da sua associação pode ser justamente o que fará com que eles fiquem.
A melhor forma para entender os desassociados é justamente perguntando para essas pessoas o que aconteceu. Ao perceber que há um padrão no motivo de desassociação, você também pode compreender que há uma mudança a ser feita.
Também é fato que abrir essa janela de comunicação, demonstrando boa vontade, pode atraí-los de volta.
2 – Crie uma campanha para recriar o engajamento
Alguns membros, ao invés de sair das associações formalmente, optam só por deixar de interagir. Portanto, é preciso encontrar formas de criar uma boa comunicação com eles.
Se o seu associado ainda não renovou com a sua associação, uma boa ideia é estender o prazo dessa pessoa e gerar alguns emails para lembrá-la disso.
Os emails podem ser divididos da seguinte forma:
1 – Anunciando que o prazo foi estendido – é sempre bom informar para os usuários quando for feita a opção por estender o prazo. Muitas vezes, quando as pessoas perdem uma data limite, elas tendem a simplesmente deixar o assunto de lado. Portanto, esse contato é fundamental.
2 – Avise que o prazo já expirou há 30 dias – o email anunciando que o prazo foi estendido deve ser enviado assim que o prazo expirar. Depois de 30 dias, você pode enviar outro avisando o tempo que passou e relembrando qual a nova data de renovação.
3 – Última chance – o próximo email já é para avisar que não haverá outra chance. A pessoa deve fazer a renovação ou já não será uma parte da associação. Diga o quanto você lamenta se a decisão for pelo afastamento e reforce o fato de que sua associação está batalhando para melhorar.
Além disso, em último caso, você também pode optar por fazer uma ligação para o associado. Se o número de pessoas que abandonaram a sua associação for muito expressivo, você não precisa ligar para todas as pessoas.
Entretanto, é interessante ligar para os que costumavam ter um bom engajamento.
3 – Pense bem na criação das mensagens
Na hora de criar as peças de email e outras mensagens que serão enviadas para os desassociados, é necessário utilizar a criatividade.
Além disso, lembre-se de algumas coisas que agradam os associados. Por exemplo, crie peças de email personalizadas, utilizando o nome da pessoa e lembrando-a quanto tempo ela ficou na associação.
Também é ótimo aproveitar para oferecer cursos e outras vantagens, mostrando que você valoriza os membros antigos tanto quanto valoriza os novos.
Deixe claro que eles vão perder mais do que vão ganhar saindo da associação. Esse é o momento de mostrar tudo o que as pessoas podem perder com a saída.
E, ao final, agradeça pelo tempo no qual essa pessoa se manteve associada. Deixe claro que, independente da sua decisão, você deseja todo o sucesso e que esse associado possa voltar um dia.
Deixar as portas abertas é uma chance de retorno.
4 – Evite lapsos de memória dos desassociados
De acordo com o site Community Brands, 13% dos desassociados só saiu da associação por ter esquecido de renovar. Por isso, é importante evitar que esse tipo de situação aconteça.
Uma forma muito eficaz de resolver esse problema é manter uma renovação automática. A pessoa que quer se desassociar não vai esquecer de fazê-lo, por isso, esse modelo não é problemático.
E não se esqueça de enviar emails também antes do prazo de revalidação expirar. Os estresses diários permitem que as pessoas se esqueçam das coisas.