Crescimento da Associação
Mesmo em tempos de quarentena é preciso pensar no crescimento da associação. Existem projetos que são vitalícios e a aquisição de membros é um desses. Mas quais estratégias podem ajudar a sua associação a crescer?
Por mais que uma associação deva lutar contra a perda de associados, é ingênuo dizer que isso não vai acontecer. Afinal de contas, existem motivos para se desassociar que são inerentes à associação, tais como:
- aposentadoria;
- mudança de área de atuação profissional;
- questões financeiras;
Seja o que for, é importante que sempre que um associados saia por uma porta, um novo entre pela outra. Mas como isso pode ser feito? O que a sua associação pode fazer para manter a entrada de associados?
1 – Conteúdo de qualidade para gerar mais leads
O primeiro passo para qualquer relacionamento é que as pessoas se conheçam. Isso é igual na criação de relação entre marcas e clientes e, também, de associação e futuros associados.
Por mais que você esteja fornecendo ótimos descontos e vantagens, é preciso entender que isso pode não ser o suficiente. Na verdade, isso é um ponto a mais. Entretanto, precisamos ser honestos com relação a um fato: não é pelo fato de que algo tem bons valores que nós precisamos adquirir esse produto ou serviço.
Por isso, é necessário mostrar para essa pessoa que ela tem muito a receber. A melhor forma de fazê-lo é por meio de conteúdos de qualidade. Mostre que você sabe como ajudá-la a resolver uma série de questões.
Assim, você fará com que essa pessoa fique retornando para o seu conteúdo e, consequentemente, se torne associada.
2 – Deixe o caminho para a associação simples
É muito importante que um cliente prospectado não encontre barreiras ao tentar se tornar um associado. Tudo deve ser feito da maneira mais rápida e fácil.
Portanto, testes periódicos nos seus sistemas são fundamentais. Especialmente se o associado tiver a opção de fazer todo o processo de forma online.
Aliás, se for possível fazer tudo por um site ou app é fundamental que isso possa ser feito de forma intuitiva. Ou seja, é importante que você tenha certeza de que:
- o site não causa confusão nem mesmo para primeiros usuários;
- o valor agregado aos membros pode ser rapidamente percebido?;
- sua página ou blog podem fazer com que as pessoas cheguem à conclusão de que a associação pode ter um grande impacto em suas vidas?
- é fácil descobrir qual é o caminho para se tornar um associado?
Não peça um número excessivo de dados. Lembre-se que você sempre pode pedir mais informações em momentos futuros. O importante no momento de se tornar associado é poder fazer isso de forma rápida, segura e fácil.
Qualquer dificuldade pode fazer a pessoa “deixar para mais tarde” e isso pode ser um caminho sem volta.
3 – Incentive a participação na associação
Muitas vezes nós queremos uma coisa, mas ainda temos aquela dúvida no fundo de nossas mentes. Precisamos de um pequeno empurrão que nos convença que determinada coisa é importante para nós.
No caso de compras, esse pequeno empurrão pode ser a opinião de alguém próximo ou uma propaganda. Da mesma forma, se uma associação pensa em uma forma de dar esse “empurrãozinho”, ela pode conseguir um associado de forma mais rápida.
Portanto, inclua banners no seu site, crie promoções com data limite. Por exemplo: cadastre-se até a próxima sexta feira e ganhe um curso gratuito.
4 – Invista na interação por mídias sociais
É difícil encontrar pessoas que não estejam conectadas com as redes sociais. Por isso, sua associação também precisa estar presente no social media. Descubra qual é a rede mais ocupada pelo seu público alvo e ocupe esse espaço também.
Como em um blog, você deve compartilhar posts de qualidade, com conteúdos que vão agregar conhecimento aos leitores.
Não se esqueça de responder comentários e ficar de olho nos Directs. É muito importante interagir com as pessoas. Além disso, é uma ótima forma de mostrar domínio sobre um assunto.
5 – Use softwares de gestão de associação
Como eu disse no começo, o crescimento da associação depende muito da entrada de novos membros. Além disso, esse é um trabalho que sempre precisa ser feito.
Portanto, você deveria se aproveitar das tecnologias já existentes para garantir um trabalho mais fácil e com garantias de resultado.
Softwares de gestão de associação te ajudam a encontrar mais possível associados. Além disso, eles podem auxiliar na hora de entender melhor o que essas pessoas esperam e quais as deficiências do mercado.