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Membros doadores

4 passos para conseguir membros doadores

Membros doadores

Associações precisam de membros. Por isso, nós nos preocupamos muito com novos associados e renovações. Mas existem outras fontes de receita. Nós podemos conseguir membros doadores.  Como fazer isso?

A pandemia mostrou como os negócios podem ser financeiramente frágeis. O mesmo se dá com as associações. Portanto, é fundamental que você também possa contar os membros doadores. Inclusive essa é uma forma de promover atividades gratuitas com pessoas que não estão em uma situação financeira favorável para pagar cursos ou eventos. 

Ou seja, é uma forma de a associação ajudar a capacitar os profissionais para retornar ao mercado de trabalho. Isso é bom para as três pontas. Afinal, a empresa terá um funcionário bem preparado, a pessoa terá um emprego e a associação tem chance de conseguir um novo associado. 

Portanto, as doações são importantes para manter o mercado trabalhando e também para auxiliar no financeiro da associação. Mas nós também sabemos que não é fácil pedir doações. 

Por isso decidimos escrever este texto. Para mostrar 4 passos para que você possa ter membros doadores. 

1 – Decida como pedir

O Brasil está enfrentando uma crise financeira gerada pela pandemia. Por isso, não é fácil pedir doações para os seus membros. Especialmente pelo fato de que alguns deles podem ter perdido o emprego e estar com dificuldades até mesmo para pagar as mensalidades da associação. 

Por isso, uma das coisas mais importantes é determinar os motivos para ser as doações serem necessárias. É fundamental que você saiba quais são essas necessidades de forma bem clara, afinal isso precisa ser explicado para os membros. 

É melhor você pedir doações para uma campanha específica do que fazê-lo de forma aleatória. Portanto, informe se você precisa das doações para, por exemplo:

  • cursos para os membros sem taxas;
  • programa educacional;
  • realização de um evento virtual sem taxa. 

Você também poderia pedir para ajudar a associação a se manter durante a pandemia. Entretanto, será preciso explicar por qual motivo as mensalidades não estão sendo o suficiente e quais são os gastos gerais da associação. 

2 – Segmente seus dados

Nós sempre falamos que é importante falar com seus associados de forma exclusiva. Isso é fundamental para quem deseja conseguir membros doadores. Afinal, se você deseja que as pessoas doem o dinheiro delas para você, o mínimo que você pode fazer é chamá-las pelo nome.

Mas não é só isso. Segmente os seus dados para garantir que os seus membros receberão e-mails de acordo com o grupo dos quais eles fazem parte. 

Aliás, se existem não membros que participam de eventos e cursos com regularidade, você também pode pedir doações para essas pessoas. É claro que você deve fornecer vantagens para esses não membros, como participação gratuita nas atividades.

Mas quais são as formas que você pode utilizar para essa comunicação?

  • E-mail marketing;
  • Pedidos por vídeo chamada;
  • E-mail direto;
  • Campanhas nas redes sociais. 

Mensagem focada nos membros doadores

Os doadores precisam ser informados sobre os motivos pelos quais deveriam se tornar membros doadores. Isso vai além da associação. Afinal, se eles acharem que se trata apenas de salvar a associação sem nenhum retorno, não há motivo nenhum para colaborar. 

O que uma pessoa espera de uma associação é um retorno profissional. Isso pode se dar no âmbito individual, mas também na manutenção da profissão como um todo. 

O que o membro doador vai alcançar com essa doação? Como isso ajudará a profissão e a indústria na qual eles estão inseridos?

Uma boa ideia é compartilhar depoimentos de profissionais que estão satisfeitos com a parceria na sua associação. 

Também é importante não pedir doações perto do momento de renovação. 

Facilite ao máximo o ato de doar

Não adianta encontrar membros doadores e não facilitar a ação deles. Afinal, empecilhos para a doação só vão fazer com que as pessoas desistam de doar. O ideal é que isso possa ser feito online, de preferência no próprio site da associação. Aliás, não se esqueça que seu site deve ser mobile friendly. 

Também é importante avisar sobre as campanhas que precisam de doação antecipadamente. Assim, você permite que seus associados façam doações de pequenas quantias por mês, sem precisar comprometer o orçamento familiar de cada um. 

Mas não se esqueça de deixar claro que os membros doadores estão auxiliando a indústria como um todo e não apenas a sua associação. 

Fonte

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