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Trabalho Remoto

Trabalho remoto: como fazer a gestão do time da associação?

Trabalho Remoto

Esse é um momento de estimulação do trabalho remoto. Ainda não muito aceito por empresas brasileiras, ele se tornou uma necessidade. Mas como fazer a gestão do time de forma eficaz?

Ninguém estava esperando que 2020 sofresse com uma pandemia. Entretanto, essa é a realidade mundial da atualidade. A Organização Mundial da Saúde recomenda que todos fiquem em casa.

E essa é a recomendação de muitos governantes no Brasil. Por isso, as associações foram surpreendidas com o fato de que precisam lidar com o trabalho remoto.

É importante saber que trabalho remoto não significa menos trabalho. Aliás, pode ser bem ao contrário. Se o trabalhador não se organizar pode acabar trabalhando mais do que trabalharia em um dia regular na empresa.

Porém, nós também sabemos que em casa o colaborador – especialmente o que não está acostumado com trabalho remoto – pode se distrair muito.

Felizmente, a tecnologia avançou o suficiente não só para permitir o trabalho remoto. Mas também para garantir que a gestão de associação possa conferir o trabalho que está sendo desenvolvido.

Como isso pode ser feito?

Gestão de time

Para que a gestão do seu time dê certo de forma remota, é importante que todos saibam o que precisa ser feito. Então, para começar, é fundamental ter certeza de que todos conhecem as tarefas.

Além disso, quando você vai passar alguma atividade nova, é necessário deixar o briefing bem descrito. Afinal, a comunicação online é diferente da comunicação feita pessoalmente.

Para que os colaboradores façam o seu trabalho da forma mais eficaz, você pode optar por alguns tipos de controle:

  • Frequente – é possível observar durante o dia quais são as atividades que estão sendo feitas e quanto tempo cada uma delas está levando para ser desenvolvida;
  • Diária – no final do dia o colaborador pode enviar um relatório diário com todas as tarefas realizadas;
  • Semanal – você pode optar por seguir semanalmente o trabalho dos colaboradores.

Nós não recomendamos que o acompanhamento tenha um espaçamento muito grande. Se você perder o controle do trabalho será ainda mais difícil colocar as coisas nos eixos.

Existem diversas ferramentas que podem auxiliar nesse acompanhamento. Por isso, é preciso escolher a que funciona melhor para a sua empresa. Vamos ver algumas delas.

1 – Google Docs

A mais simples de todas é o Google Docs. Você pode trabalhar tanto com divisão das atividades semanais em planilhas ou separar as atividades em um único documento.

Nele, você coloca as atividades e divide o documento em áreas como “a fazer”, “fazendo” e “feito”.

Dessa forma, é possível acompanhar os desenvolvimentos e permitir que o colaborados acrescente observações e coloque qualquer dúvida eventual.

2 – Trello

O trello é uma boa ferramenta e deixa o trabalho bem organizado. Essa opção é mais fácil para fazer a divisão entre “to do”, “doing” e “done”.

Dividindo por colunas, você tem mais opções de gestão do seu time. Mas, se você criar quadros diferentes para cada time, você terá que se organizar também para ficar alterando os quadros. Pois somente assim você poderá ter controle de todos os times.

3 – Slack

O slack é uma ferramenta de mensagens instantâneas. Pode ser uma ótima forma para manter a comunicação empresarial separada dos assuntos pessoais de cada colaborador.

4 – WhatsApp

Se você não se importar com essa mescla entre conversas pessoais e profissionais, você pode optar pelo bom e velho WhatsApp. Um dos pontos positivos é o fato de que é um aplicativo que os colaboradores já tem o costume de usar.

Portanto, seria mais fácil se adaptar ao seu uso diário para o trabalho.

5 – Hangouts

A maioria das pessoas possui Gmail. Então o Hangouts é uma excelente opção para que a empresa não deixe de fazer reuniões. Você pode optar por reuniões apenas por contato de voz ou incluir os vídeos.

Seja como for, é necessário que você faça reuniões com o seu time. Assim, todas as decisões da associação podem ficar mais claras para todo mundo.

Newsletter Interna

Uma outra dica que pode ser fundamental é a criação de uma newsletter interna. Afinal, seus colaboradores estão todos afastados.

A ideia é que você não seja o centralizador de toda a informação a respeito da associação. Um funcionário fica responsável por reunir as informações de todos os times e criar uma newsletter interna.

Ela pode conter GIFs e algumas piadas internas, pois é uma comunicação apenas com os colaboradores.

Dessa forma, todos ficam por dentro de tudo o que acontece na associação.

Fonte

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