Sustentabilidade é uma palavra que está sendo muito utilizada no momento. Ela significa a busca por um mundo que se desenvolva de forma ecologicamente correta. Além disso, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente diversa.
A palavra tem se tornado mais recorrente no decorrer dos anos. Isso se dá pelo fato de que o mundo está passando por um momento difícil. O aquecimento global é cada vez mais anunciado por cientistas, que continuam afirmando que nós temos pouco tempo para minimizar os danos causados ao ambiente.
Por isso, cada vez mais empresas têm buscado a sustentabilidade para o desenvolvimento de suas novas estratégias. Afinal de contas, além de impedir que elas se envolvam em problemas com órgãos de defesa da natureza – como Greenpeace – também é uma forma de se conectar com o público.
De acordo com uma pesquisa publicada pela Forbes, 88% dos consumidores leva a sustentabilidade em consideração. Eles acreditam que atitudes individuais fazem a diferença. Mas esperam que as empresas ajudem a todos a tomar essas atitudes.
Por isso, para essas pessoas, o grau de sustentabilidade de uma marca pode ser decisivo na hora da compra. Ou seja, uma empresa não sustentável pode deixar de vender seus produtos/serviços para 88% dos consumidores.
Aliás, segundo essa pesquisa, as pessoas não querem saber só dos valores da marca. Há também a necessidade de saber que existe uma preocupação em ajudar na sustentabilidade dos consumidores.
Ou seja, o que você está fazendo para me fazer mais sustentável?
Posso dar uma série de exemplos de redes que estão fazendo uso dessa estratégia. Vamos pegar o caso dos canudos. As redes de restaurantes e cafés que ainda entregam canudos – como a Starbucks – só usam os ecológicos.
Por outro lado, alguns espaços – como o McDonald’s – aboliram completamente a distribuição de canudos em seus restaurantes.
Sustentabilidade e associações
Por isso, ao analisarmos a situação atual, é fácil dizer que associações precisam começar a se preocupar com a sustentabilidade.
Mas, além disso, é preciso pensar em formas de ajudar os seus associados a se tornarem mais sustentáveis. Afinal de contas, a lógica de escolher um produto ou serviço de uma empresa que promova a preservação também vale para associações.
Portanto, é necessário fazer com que esse engajamento seja encarado como um benefício para os associados. Permitindo assim, que eles encontrem na sua associação o diferencial de estar se preocupando com o futuro do planeta.
Mas o que uma associação pode fazer?
1 – Pontos de coleta
Nós sabemos que no Brasil a reciclagem ainda é muito precária. Ainda existem poucos pontos de coleta, especialmente quando nós nos referimos a aparelhos eletrônicos.
Por isso, é muito interessante manter uma série de espaços para a coleta de produtos. Para que isso funcione de forma mais eficaz é interessante fazer convênios com cooperativas de reciclagem.
Você pode optar pela coleta de produtos mais tradicionais como
- Plástico;
- Metal;
- Papel;
- Vidro;
Mas também existem alguns produtos que precisam ser corretamente descartados. Por exemplo:
- Pilhas;
- Baterias;
- Lâmpadas
- Óleo de cozinha;
- Remédios.
Seja como for é importante garantir que os produtos realmente saiam com a(s) empresa(s) de coleta. Não tem nada pior para a sua reputação do que os associados perceberem que tudo está indo para o lixo comum.
Além de ser uma prova de que a associação está mentindo, ainda é uma ótima forma de fazer os associados sentirem que fizeram o que nós conhecemos como “papel de bobo”.
Por isso, somente se dedique à coleta se estiver realmente com disposição de lidar com todos os produtos recicláveis.
Faça uso de novas tecnologia que possam reduzir o uso de recursos naturais
Como é possível gastar menos água? Como gastar menos energia?
Invista em sistemas que garantam que as luzes se mantenham apagadas quando ninguém estiver no ambiente.
Além disso, privadas inteligentes costumam gastar muito menos água do que as normais.
Um sistema automatizado também gasta menos energia e papel. Softwares de gestão são ideais para eliminar as pilhas de arquivos. Eles permitem que matriculas e controles de associados sejam feitos de forma completamente digital.
Mostre pequenas atitudes que importam
Crie campanhas para incentivar a sustentabilidade dos associados. Por exemplo, incentive todos a usarem as próprias canecas e garrafas de água.
Além disso, permita que os associados deem suas sugestões. O que eles acham que deveria ser feito em prol do meio ambiente?
Além de ser uma forma de construir novos diferenciais, é mais uma forma de mostrar para os associados que você realmente se importa com a opinião deles.
Crie cursos sobre sustentabilidade
Já parou para pensar no diferencial que pode ser para a sua associação se você oferecer cursos de sustentabilidade?
Além de ser interessante para os associados, ainda é uma opção de ação para famílias completas. Permita que pais e filhos acompanhem a sua iniciativa para um mundo melhor.
Ou seja, crie um grande diferencial para a sua associação.