Nós já falamos em diversos textos que redes sociais são importantes para associações. Mas qual a melhor forma de usá-las? E será que qualquer rede social pode ser usada para a sua associação?
Os anos mudaram muito a situação de associações e sindicatos. Mas uma das maiores mudanças foi as redes sociais. Hoje, cada vez mais pessoas querem seguir empresas às quais são associadas.
Portanto, se você quer crescer sua organização e, consequentemente, sua arrecadação, é importante estar conectado.
Vamos falar um pouco do estudo “Success in an Online Giving Day: The Role of Social Media in Fundraising”, em tradução livre Sucesso em um dia de doações on-line: o papel das mídias sociais na captação de recursos.
De acordo com o estudo, um crescimento de 10% em uma página de Facebook gera 1% de mais arrecadação. Por outro lado, se uma página de associação está ligada a alguma questão social, a arrecadação chega a 2,5%.
Ou seja, não é apenas uma questão de quais redes você usa, mas sim como você as usa. Por isso, por mais que esse texto esclareça para você algumas coisas a respeito das redes sociais, é preciso tomar muito cuidado com a forma como você as utiliza.
Dito isso, acredito que nós possamos começar a falar de alguns exemplos de redes sociais.
Há quem diga que o Facebook é passado. Mas não é bem assim. Além de a plataforma ainda possuir muitos usuários, ela continua fornecendo coisas que nenhuma outra rede social tem.
A rede é uma ótima forma de atrair clientes e gerar envolvimento dos seguidores. Porém, não é só isso. Quem já ouviu falar no FacebookAds sabe que ele é uma ferramenta importante para o marketing.
No Facebook você pode coletar dados para permitir a criação de estratégias mais apuradas. Além disso, é mais fácil analisar a otimização de resultados. Porém, atualmente, as chamadas fanpages não têm crescido com tanta facilidade como antigamente.
O Twitter é a rede menos eficaz se a sua ideia for a criação de campanhas. Entretanto, se nós estivermos falando da criação de uma persona ativa, ele pode ser muito bem utilizado.
Um grande exemplo disso é o Magazine Luiza. A Lu do Magalu se tornou uma persona bem famosa nas redes sociais, com direito a uma grande quantidade de interações por parte dos consumidores.
Interagindo com os temas do momento, a Lu está sempre reagindo aos TT’s – assuntos mais comentados da plataforma. Por isso, ela se tornou uma influenciadora digital virtual muito importante no Twitter.
Ou seja, se você pretende se envolver com o Twitter, é importante definir o posicionamento da associação para que o social media saiba como se comportar na plataforma. Afinal de contas, você precisará estar de olho nas tendências digitais e se envolver com o que estiver em alta.
Atualmente é, com certeza, a rede social mais utilizada no mundo. Foco dos influenciadores digitais e das marcas é o local no qual o crescimento está acontecendo mais facilmente.
Porém, quero deixar claro que o crescimento está acontecendo mais fácil se comparado com outras redes sociais. Ou seja, isso não quer dizer que conquistar seguidores no Instagram seja simples.
Mas esse é o espaço em que o público está. Portanto, para se manter conectado aos seus associados é muito importante estar no Instagram.
Mas o que você precisa ter para crescer na plataforma?
- Uma boa identidade visual – afinal de contas os seguidores preferem encontrar perfis com uma forte identidade visual;
- Conteúdo de qualidade – se alguém segue a página de uma associação, essa pessoa pretende encontrar algo que os faça crescer de profissional e intelectualmente;
- Saiba usar as hashtags – o uso das hashtags é o que permite que o seu perfil fique disponível para pessoas que não te conhecem. Os usuários tendem a seguir as tags que eles julgam interessantes. Portanto, se o seu conteúdo aparecer, com qualidade, no feed de alguém, essa pessoa poderá te seguir. Ou seja, mais seguidores, que podem ser novos associados e, assim, mais receita.
O Linkedin é uma rede social voltada para profissionais. Por isso, pode ser a mais interessante para associações. Afinal de contas, você está em busca de profissionais de uma determinada área.
Por isso, o Linkedin é ótimo para gerar autoridade no mercado. E não basta só estar presente na plataforma. Também é preciso compartilhar textos interessantes para o seu público e, além disso, criar os próprios artigos.
Estar presente na plataforma é fundamental para qualquer associação que queira crescer no mercado.
Em resumo
Como uma forma de resumir nosso texto posso dizer que qualquer rede social é importante para a sua associação. Porém é muito importante saber como lidar com cada uma dessas redes sociais. Lembre-se sempre que cada uma delas tem a própria particularidade.
Ou seja, é necessário entender as plataformas, usá-las a seu favor e, assim, criar uma forte base para a sua associação.