Receitas de Patrocínio
Nós já falamos da importância de patrocínios para uma associação. Mas nós também precisamos falar sobre como aumentar as receitas de patrocínio. É possível fazê-lo, mas você precisa se preparar para isso.
É preciso encontrar uma forma de satisfazer associados e empresas. Pode até parecer difícil, mas mas não o é. Você consegue encontrar os benefícios certos para os associados e, além disso, deixar os seus patrocinadores felizes.
Encontrando o equilíbrio ideal entre as duas ideias é possível aumentar suas receitas de patrocínio, permitindo que a associação tenha uma vida financeira mais saudável e, consequentemente, mais tranquila. Mesmo em momentos de crise.
Nós separamos cinco dicas de como você pode fazer isso!
Converse com toda a sua equipe. Faça um brainstorm
A pergunta básica é: “como isso vai melhorar a experiência do meu associado?”. É por aqui que você deve partir, afinal não adianta ter patrocinadores se a sua associação estiver com uma carência de membros.
Por isso, encontre sempre novas formas de agradar os seu associado. A partir disso, a sua equipe pode pensar em formas de vender esses benefícios para uma empresa patrocinadora. Ou seja, criem boas campanhas de marketing que apresente para o seu possível patrocinador as vantagens de participar das suas atividades.
Algumas iniciativas que podem beneficiar os dois lados são:
- Webinars e eventos virtuais;
- Publicações em revistas e outros veículos da área;
- Anúncios por meio de newsletter, sites ou comunidade online;
- Whitepaper ou blog;
- Informações da indústria ou pesquisa.
Nunca se esqueça dos seus membros e dos benefícios deles
Seus associados precisam de muitos recursos e fontes de estudo. Por isso, você nunca pode pensar em patrocínios em primeiro lugar. Ou seja, as receitas de patrocínio precisam ser voltadas para trazer valor e continuar a educação.
O conteúdo, por exemplo, pode ter um grande impacto e gerar um ROI positivo para a sua associação. Para isso, é preciso alinhar seus anúncios para o seu público alvo – ou seja, fornecendo conteúdos e oportunidades exclusivas.
Não crie uma grande quantidade de e-mails de vendas ou posts para vender cursos. Por isso, estabeleça esses recursos e, além disso, crie uma boa estratégia de marketing para a divulgação dos seus recursos.
Portanto, descubra as dores dos seus associados, encontre formas de integrar os seus patrocinadores.
Contribuição de patrocínio
Não se esqueça de garantir que os seus patrocinadores terão um feedback de cada ação realizada pela associação com o financiamento deles. Apresente os resultados e, se possível, mostre como a empresa foi beneficiada com essas ações.
Essa é uma ótima forma de balancear os interesses de associados e patrocinadores.
Além disso, você pode optar por perguntar para os seus patrocinadores – assim como para os associados – os seus objetivos. Dessa forma você enviará relatórios mais assertivos e, consequentemente, que facilitem conquistar receitas de patrocínio futuras.
Mas quais tipos de perguntas você poderá fazer? Alguns exemplos são:
- Qual o seu objetivo com o patrocínio? Gerar leads, criar campanhas a respeito da marca, gerar links que direcionam ao seu conteúdo, networking ou você tem alguma outro planejamento a ser realizado?
- Quais benefícios você está buscando que nós ainda não oferecemos?
- Quais benefícios você valoriza mais?
Forneça uma experiência consistente e valorosa para membros
Como sempre é preciso lembrar que os seus associados precisam ter uma ótima experiência em qualquer atividade que seja realizada pela sua associação. Ou seja, não deixe de lado a familiaridade com os seus membros, pois isso gera, nos associados, a sensação de conforto.
Por isso, é importante que você tenha o máximo de controle sobre todas as ações organizadas pela sua associação, por mais que elas sejam patrocinadas. Portanto, não deixe que os webinars ou cursos sejam hospedados no site do patrocinador. Além disso, é importante que textos de blog voltados para os associados – por mais que tenham links para o site da outra empresa – sejam feitos sempre na página da associação.
Mais um ponto importante é: por mais que você vá colocar a logo do seu patrocinador no curso – por exemplo – não deixe de acrescentar o seu logo também. Deixe claro para o todos que é uma parceria e não apenas algo que não está sendo feito pela sua associação.
Crie oportunidades de patrocínio que vão além de grandes eventos
Você pode gerar oportunidades para pequenos patrocinadores e, além disso, gerar oportunidades fora dos momentos de eventos que precisem de grandes organizações e planejamentos.
Isso é, além de tudo, uma forma de gerar mais conteúdos de qualidade para seus associados.
- Crie conteúdos para blogs – esses conteúdos podem falar de forma mais detalhada ou complementar a respeito de temas que foram tratados em eventos e webinars. Além disso, você pode pedir para os seus associados enviarem dúvidas que tiveram a respeito dos temas e criar um conteúdo ainda mais direcionados. Isso tudo pode ter links para vídeos de pedaços do webinar e também links para o site da empresa patrocinadora;
- Permita que o patrocinador crie conteúdos para download – coloque no seu site e-books para download que você deve incluir no seu site. Apenas exija que esses conteúdos tenham mais do que mera propaganda;
- Coloque links nos e-mails – sempre acrescente nos seus e-mails links dos seus patrocinadores. Você também pode colocar links nos e-mails pós eventos.