Aqui no blog nós já falamos mais de uma vez sobre a importância da presença mobile. Mas os avanços nessa área têm sido feito a passos lentos e não é só nas associações.
Por mais que o Brasil tenha bons avanços tecnológicos, eles ainda podem ser aplicados de forma demorada. Atualmente, a maioria dos brasileiros têm acesso a internet no celular, mas nem todos usam suas ferramentas.
Inclusive, ainda existem muitas pessoas no país que não sabem como utilizar aplicativos básicos de seus aparelhos.
Por isso, muitas marcas brasileira ainda não estão investindo na presença mobile. Mas esse fato, além de não seguir as tendências mundiais ainda pode causar um deficit no marketing digital brasileiro.
Ou seja, quem começar a investir agora na presença mobile tem mais chance de se destacar no futuro.
O estudo sobre a presença mobile
O estudo Mobility Index foi realizado pela Pontomobi, do grupo inglês Dentsu Aegis Network. A pesquisa fez um mapeamento a respeito do uso mobile de 325 marcas do mercado brasileiro.
O resultado mostra que:
- 22% dos anunciantes estão no estágio inicial das estratégias pensadas para o mobile;
- 44% das empresas ainda estão fazendo testes para ver o que funciona e se funciona;
- 28% foram consideradas bem inseridas;
- 6% são experts na área.
As empresas têm investido no uso de redes sociais. Porém, não se importam tanto com aplicativos próprios, por exemplo. Aliás, é muito difícil encontrar um aplicativo de marca que tenha recebido 5 estrelas. Ou mesmo um que seja atualizado com frequência.
Além disso, por mais que o Whatsapp seja a plataforma de comunicação mais utilizada pelos brasileiros, ela não é tão bem aceita por marcas. A maioria das empresas no Brasil prefere continuar usando os directs do Facebook e do Instagram.
Como as associações têm se comportado
O estudo nos mostra que o baixo uso da presença mobile é uma frequência no Brasil. Por isso, nós precisamos voltar a dizer que o momento de investir nesses recursos é agora.
O marketing digital está se tornando cada vez mais forte no país. Além disso, os clientes têm cada vez mais necessidade de se sentir próximos às marcas da qual são fidelizados.
Se nós considerarmos que uma associação depende da fidelização dos clientes, se torna claro que isso é ainda mais importante para associações, pois auxilia no estabelecimento desse relacionamento com os membros.
Por isso, uma associação com grandes planos futuros não pode permitir se tornar ultrapassada nesse sentido.
Como crescer a presença mobile?
Você, provavelmente, está preparando sua associação para o novo ano. Portanto, também é o momento de investir no crescimento da presença nos Smartphones de todos os seus associados.
Em primeiro lugar é fundamental fazer parte das redes sociais. Mas não apenas isso. É preciso garantir boas interações e a satisfação dos clientes.
Mas existem outras formas de contatar os seus associados. O WhatsApp, por exemplo, criou uma plataforma só para empresas. O WhatsApp Business permite um atendimento mais personalizado e rápido por Smartphones.
Além disso, garante que você vai estar no local em que o seu associado está. Entretanto, você também tem outras opções, tais como o Telegram. Ele também é um serviço de mensagens instantâneas e muitas pessoas preferem usá-lo quando é para falar de negócios.
Aplicativos também são uma grande possibilidade. Mas acho que é interessante ser algo que o usuário não é obrigado a aderir. Tenho visto algumas marcas que exigem que você faça uso do aplicativo para determinados serviços.
Porém, isso pode afugentar o usuário ao invés de atraí-lo. É mais interessante mostrar que o app tem um uso mais simples e fácil.
Além disso, ele pode possuir algumas vantagens que são interessantes, mas que não são tão obrigatórias no dia a dia do usuário. Ou seja, não obrigue as pessoas a usá-lo, porém mostre que ela só tem vantagens se aderir ao seu uso.
O YouTube também pode ser um grande aliado. As pessoas têm cada vez menos tempo e, por isso, podem preferir só assistir a um vídeo e obter uma explicação do que precisar ler um conteúdo.
Na mesma linha estão os Podcasts, que podem ser ainda mais agradáveis do que os vídeos. Afinal de contas, o Podcast tem a facilidade de poder ser ouvido enquanto você faz outras atividades.
É possível até mesmo dirigir enquanto você escuta um Podcast.
Ou seja, invista na otimização de tempo, na comodidade e na presença dos seus associados. Em troca, você só pode receber fidelização e engajamento.