O que é podcast?
Podcast é uma junção das palavras pod (Personal On Demand – pessoa sob demanda, em tradução livre) e broadcast (radiodifusão). Mas por qual motivo uma associação deveria dar atenção a essa tecnologia?
Um podcast é, basicamente, um arquivo de áudio transmitido pela internet. É quase como um programa de rádio. Entretanto, o usuário não precisa se preocupar com o horário de exibição. Afinal de contas – a exemplo dos streamings – o podcast pode ser ouvido quando você quiser.
Os podcasts possuem temas diferentes. Você pode falar sobre o desejar, desde que seja relevante para a sua audiência. Portanto, fica claro que qualquer segmento pode se aventurar nessa área. Mas será que vale a pena?
Crescimento dos Podcasts
Há uma série de novos formatos de mídia, todos possibilitados pela internet. Mas, ultimamente, o que mais cresce é o podcast.
Aliás, é importante declarar que o podcast surgiu há alguns anos, mas não emplacou. Agora ele voltou com força total. Desde janeiro de 2018, o formato cresce 21% ao mês.
Portanto, este tem se mostrado um formato promissor para qualquer pessoa ou empresa que deseja crescer na área. Afinal de contas, essas coisas levam tempo e quem começa cedo, tem mais chances de se destacar.
Aliás, acredito que seja importante ressaltar que o próprio Spotify está investindo muito nessa tecnologia. A ideia é que a plataforma se torne o local que as pessoas mais buscam para acessar esse tipo de conteúdo.
Isso tem um efeito especial no Brasil, pois, segundo o próprio Spotify, o país é o segundo local no mundo que mais consome podcasts. Ou seja, se esse é um mercado em ascensão no mundo inteiro, é particularmente mais interessante para quem trabalha no Brasil.
Podcast e associação
Um dos pontos que nós já discutimos aqui no blog é que as associações precisam estar preparadas para conquistar associados que estão ingressando no mercado de trabalho.
Por isso, é muito importante estar presente no mesmo ambiente que esses jovens. Mas não digo isso só de forma física, pode ser também por meios da internet.
De acordo com um estudo da National Association of Broadcasters’ NAB Show, o maior grupo de ouvintes de podcast está na faixa etária que vai dos 25 aos 34 anos.
O estudo mostrou que os ouvintes estão dispostos a ouvir mais de 30 minutos de programação. De acordo com o relatório “os ouvintes confiam muito no apresentador do podcast, preferem anúncios lidos e buscam criatividade, informação, humor e experiências interativas. Eles querem ouvir apresentadores que são autênticos, que parecem amigos e que compartilham as paixões e crenças dos ouvintes”.
Já existem podcasts de associações. Vou citar dois que existem no exterior e que são em inglês: o Association Chat e Member Score.
Com tudo isso que eu disse eu quero mostrar que essa mídia é uma ótima forma de engajar os associados. Mas também existem outras opções. Vamos falar sobre o que um podcast pode fazer pela sua associação.
Recrutar novos associados
Uma forma de começar pode ser se voluntariando para fazer ser convidado de outros podcasts. Divulgue sua participação entre os seus associados, é claro, mas tenha em mente que essa tática é para recrutar novos associados.
Mas como isso poderá acontecer? Nós estamos sempre falando sobre como é importante demonstrar autoridade no assunto com o qual você trabalha e sendo entrevistado em um podcast você pode fazer isso muito bem.
Além de ser uma ótima forma de propaganda gratuita, ainda permite que você mostre que consegue falar coisas de qualidade sobre a sua associação por mais de meia hora.
Portanto, é uma ótima forma de captar novos associados.
Engajar os associados
Crie o seu próprio podcast e deixe claro que a participação dos associados é muito importante. Envie emails para toda a sua base perguntando quais assuntos eles julgam que deveriam ser abordados.
A partir disso, convide especialistas de diversas áreas para as entrevistas. Lembre-se que é necessário gerar cada vez mais conteúdo qualitativo, por isso, é preciso pensar bem no desenvolvimento de cada pauta.
Mantenha os seu público
Além de tudo isso, você também pode manter o seu público ativo. Deixe um canal aberto para a comunicação. Assim como fazem os programas de rádio, leia cartas de ouvintes com exemplos de situações que eles passaram no trabalho. Responda dúvidas frequentes e interessantes.
Ou seja, mostre que o podcast foi criado com o intuito de ouvir o associado e gerar conteúdo com base nas necessidades apresentadas por eles.
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