A pandemia e o impacto econômico
A pandemia da Covid-19 parece longe de acabar. Por isso, é importante que as associações saibam lidar com as quedas financeiras. Nesse momento, só um bom planejamento pode te ajudar.
O impacto econômico tem causado problemas para a maioria das empresas. Entretanto, algumas áreas podem sofrer mais do que outras. É normal que as associações estejam preocupadas nesse momento.
Afinal, nós sabemos que todos os eventos foram cancelados. Além disso, há muitas pessoas que precisarão gastar mais com questões médicas. E isso sem falar na crescente do desemprego, que fará com que muita gente tenha que diminuir gastos não essenciais.
Também é importante um planejamento que leve em conta a nova estruturação de normalidade. Nós já sabemos que as coisas só vão chegar perto de ser o que eram depois que uma vacina for criada. Mas quando isso vai acontecer?
Aliás, será que em algum momento voltaremos ao que antes conhecíamos como normal?
Pensando em tudo isso, nós precisamos refletir sobre quais são as melhores formas para que a pandemia não afete tão violentamente a queda financeira da sua associação.
1 – Deixe que novos membros façam testes gratuitos
É fundamental agora que você invista mais para poder ter bons retornos. Portanto, agora é necessário pensar que é melhor perder um pouco de dinheiro para poder garantir aumentar a receita nos meses seguintes.
Entenda que agora há muitas pessoas que não tem dinheiro sequer para as compras essenciais. Por isso, nem mesmo quem está recebendo salário vai querer investir em algo considerado “supérfluo”.
Portanto, mostre para os possíveis novos associados que eles só têm a ganhar optando por fazer parte da sua associação. Permita que essa pessoa tenha um free trial para que, assim, ela possa visualizar melhor as vantagens e as possibilidades de crescimento na carreira que ela pode vir a ter.
2 – Permita parcelas e se prepare para as negociações
Não tente fazer com que os seus associados paguem tudo de uma vez. E nem mesmo procurem formas para punir aqueles que atrasarem pagamentos.
A situação mundial pede para que empresas e associações se mostrem solidárias com os sofrimentos de associados e clientes. Mostrar que você possui taxas de juros não vai fazer com que as pessoas façam os pagamentos nas datas corretas.
Pelo contrário, só vai afastá-las. Afinal, é mais fácil assustar a pessoa que não sabe como será o dia de amanhã. E, sejamos sinceros, quem sabe o que acontecerá no nosso futuro?
Portanto, mostre que você está pronto para deixar as formas de pagamento flexíveis e que, se alguém não conseguir pagar, a sua associação encontrará a forma mais justa para a negociação.
Lembre-se de que cada caso deve ser visto como único. Por isso, é melhor deixar claro que essa opção existe, mas que só vai revelada no momento da negociação.
3 – Aumente os prazos
Não se preocupe tanto com os prazos nesse momento. É melhor deixá-los um pouco mais longos e permitir que os associados reflitam melhor.
Pode ser que alguns associados precisem fazer a renovação nesse momento. Por isso, use todas as suas táticas para lembrar das renovações e, além disso, avise que os prazos serão estendidos, pois nessa hora difícil sua associação quer ser uma parceira.
Além disso, é bom que os prazos para que os novos associados – que optaram pelo free trial – se associem também possam ser estendidos. Mas, para não permitir que as pessoas esqueçam da associação, não esqueça de fazer ações com o uso do email marketing.
4 – Use o email marketing
Agora, o email marketing é seu novo melhor amigo. Essa é a melhor forma para você se comunicar com os seus associados – ou possíveis associados – sem se tornar um incômodo.
Lembre a essas pessoas que você existe, que sua associação está pronta para receber esses novos associados e que há muito o que você tem a oferecer para o desenvolvimento profissional dessas pessoas.
Mas lembre-se de também não exagerar no número de emails. Afinal, se as pessoas se cansarem do seu contato, elas podem pedir para sair da sua lista de emails. O que também não é fundamental para a sua associação.
Portanto, não faça uso dos seus recursos de forma exagerada. Lembre-se de mostrar que sua associação é um ponto de apoio e planeje os gastos para os próximos meses.