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Onboarding E-mail:

Onboarding E-mail: por quê toda instituição deve ter um?

O que é onboarding e-mail?

Onboarding e-mail é uma mensagem que tem o intuito de envolver novos e possíveis associados. Esse tipo de mensagem é muito eficaz. Por isso, sua associação deveria utilizá-la. 

Um onboarding e-mail é uma ótima possibilidade para ensinar o seu associado a utilizar as tecnologias que sua associação oferece. Além disso, é uma boa oportunidade para conversar sobre regras e possibilidades da associação. 

Entretanto, como é o primeiro contato entre associação e novo associado, é importante que essa mensagem seja bem planejada. Afinal, a primeira impressão é a que vale. Esse e-mail pode ser memorável, mas nem sempre isso é uma coisa boa. 

Portanto, tenha cuidado com a estruturação do seu e-mail. 

Qual a importância do onboarding e-mail?

O onboarding e-mail tem a capacidade de auxiliar na experiência do usuário. É uma forma para você conseguir interagir com os associados desde os primeiros dias de inscrição no seu e-mail marketing.  Além disso, essa estratégia também pode ser utilizada para te engajar os clientes recém prospectados. 

Por isso, é fundamental um bom planejamento, pois é preciso convencer essas pessoas a seguir registrada na sua lista de e-mails. E também na sua associação. 

Esse tipo de e-mail pode ser criado de várias formas. Entretanto, é importante dizer que o foco desta mensagem é mostrar para o usuário como é a vida na associação e no que ela pode melhorar todo o desenvolvimento da carreira de um bom profissional. 

Mas como fazer um e-mail desse tipo?

Para te ajudar a estabelecer a sua estratégia de onboarding e-mail, nós separamos algumas dicas que podem te ajudar muito. 


Faça pesquisas de expectativa:

Entenda o que os profissionais esperam ao se associar com você. Além disso, veja o que eles têm a dizer depois do primeiro contato com sua plataforma e aplicativo;

Segmente os seus e-mails com base em atividades e interesses 

Se você conseguir compreender melhor essas pessoas se tornará mais fácil criar e-mails relacionados aos interesses e expectativas. Dessa forma, também é mais simples captar a atenção do usuário. 

Além disso, é muito bom tornar o e-mail o mais pessoal possível. Por isso, tente acrescentar o nome do destinatário e lembre-se sempre de assinar as mensagens com o nome e o cargo de alguém;

Pense nos clientes prospectados, mas não associados

Enviar alguns e-mails de boas vindas e também com pesquisas para possíveis clientes também é fundamental. Essas pessoas precisam perceber o interesse da sua associação, pois só assim se sentirão tentados a participar;

Use copywriting 

Escreva de uma forma que faça com que essas pessoas se sintam acolhidas e, além disso, vejam uma série de vantagens em participar da sua associação;

Não exagere na quantidade de e-mails

Se você encher a caixa de e-mail da pessoa com mensagens, ela não vai demorar muito para sair da sua lista de correspondência. Por isso, seja persuasivo para não ter a necessidade de exagerar na quantidade;

Seja simples 

 Apesar do foco ser em levar informações para novos e possíveis associados, você também precisa evitar exageros na quantidade de informações da mesma forma como você faz com a quantidade de e-mails. O excesso de informações têm a tendência de afastar as pessoas ao invés de aproximar. Portanto, crie e-mails que são simples de compreender e que tenham um layout que facilite a leitura. Por exemplo: crie listas, adicione links para informações adicionais e deixe um meio de comunicação no qual eles podem tirar dúvidas. 

Seja claro

Se um dos seus e-mails for criado com um call to action é fundamental que fique claro o que as pessoas devem fazer. Por isso, não envie uma mensagem cheia de informações. Apenas explique:

  •  o que você precisa;
  • por qual motivo isso deve ser feito;
  • as vantagens para associados;
  • qual o link para que a ação seja concluída. 

Dessa forma, é mais fácil você ter um retorno expressivo no número de participações. 

Faça convites

Esses e-mails são uma ótima forma de convidar os prospectados a fazer parte da sua associação. Por isso, convide-os sempre que possível a se associar. 

Também é uma ótima oportunidade para convidar os novos associados a participar de atividades da associação. 

Convide-os também a opinar a respeito dos primeiros momentos na associação. É muito importante compreender o primeiro impacto nos novos associados!

Fontes 1 e 2

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