Newsletter interna
Uma newsletter interna é importante para qualquer empresa e associação. Mas, em tempos de pandemia essa ação se torna ainda mais importante. Uma comunicação interna eficaz é fundamental para a vida saudável dos negócios.
Talvez nesse momento de pandemia você só tenha pensado em se manter em contato com os seus associados e possíveis associados. Entretanto, também é importante reforçar a comunicação interna.
Em uma associação, todos os membros do time precisam saber o que está acontecendo. Pois disso depende o bom desempenho do serviço oferecido.
Portanto, estabeleça o contato entre todos os trabalhadores. Isso é capaz de manter os colegas conectados e, além disso, alinhados. E é importante salientar que essa estratégia é fundamental para times grandes e pequenos.
Todos os membros do time devem saber o que está acontecendo na associação. Como as pessoas estão trabalhando nesse momento? Quais tarefas estão sendo desempenhadas? Como a associação está lidando com a pandemia?
Afinal, às vezes um time está desempenhando uma tarefa que pode ser melhor feita se for complementada por outra equipe. Mas a melhor forma de descobrir isso é se a comunicação estiver sendo feita de forma eficaz.
Vamos ver algumas dicas para melhorar a qualidade da sua newsletter interna.
1 – Tenha uma agenda de envio da newsletter interna
Determine com o seu time um dia para o envio das newsletters. Eles precisam saber em qual dia os emails serão enviados, pois assim será mais fácil fazer com que todos leiam o email em horários semelhantes.
Se você aproveitar a newsletter interna para passar atividades para o seu time, é extremamente importante que eles saibam quando essas atividades podem chegar.
Afinal, ninguém fica olhando para o email o tempo todo. Por isso, é importante que a entrega da newsletter interna se torne uma rotina, pois assim os trabalhadores conseguirão assimilá-la como parte do trabalho.
2 – Deixe claro que é uma forma de comunicação que tem duas vias
Mostre para o seu time que eles podem – e devem – interagir com a newsletter interna. Ou seja, as pessoas precisam saber que podem responder ao email com perguntas e sugestões para melhorar o desempenho da associação.
Mas é importante que isso fique claro para todos desde o envio da primeira newsletter interna. Pois é fácil que as pessoas achem que esse email é apenas informativo e não uma fonte de debates.
3 – Invista em Branding
Uma boa opção é fazer o branding da newsletter interna e investir em diferentes formatos de acordo com o tipo de email. Por exemplo, você pode fazer uma divisão entre dois tipos:
- informações sobre as atividades realizadas;
- distribuição de tarefas.
Se a ideia for fazer uma divisão como essas, você pode criar um branding para cada uma delas. Assim, já ficará claro para as pessoas qual o tipo de email recebido assim que ele chegar na caixa de entrada.
Assim você também garantirá que uma pessoa que está trabalhando em algo urgente saiba quais emails devem ser abertos de forma emergencial e quais podem ser deixados para depois.
4 – Deixe-o divertido e interativo
Você está falando com os membros do seu time. Por isso não precisa fazer nada que seja de excessiva formalidade. Sendo assim, aproveite para criar um ambiente mais interativo e despojado.
Uma boa opção é a utilização de GIFs engraçados entre blocos de informação. Dessa forma, as pessoas terão mais facilidade para gravar as informações. Além disso, seus colaboradores verão a newsletter interna como um momento de descontração do time.
É até capaz de os funcionários ficarem ansiosos pelo momento de envio da newsletter interna.
5 – Confira a porcentagem de abertura dos emails
Você precisa ver qual é a porcentagem de abertura dos emails. Afinal, é preciso saber se o time está aderindo à newsletter interna. Se você perceber que eles não estão interessadas nessa comunicação, tente entender o que está acontecendo.
Pode ser que seja uma falta de costume, pois é uma coisa nova. Entretanto, também pode ser que a novidade não tenha agradado aos seus colaboradores.
É preciso entender o que está acontecendo. Pois é também muito provável que o modelo criado não tenha conseguido se adequar à rotina de trabalho das pessoas.
Descubra as formas de comunicar e agradar aos seus colaboradores com a newsletter interna.