Home Office e pandemia
Home office é a palavra do momento. Boa parte dos trabalhadores do mundo está passando por isso, mas nem todo mundo está conseguindo manter o mesmo rendimento.
Por isso nós temos algumas dicas para quem não quer reduzir a produtividade.
Entretanto, é importante ter em mente que o home office desse momento não é parâmetro para o seu desempenho trabalhando em casa. Afinal, ele vem acompanhado de uma série de estresses causados por essa situação de pandemia.
Mas mesmo assim existem estratégias que podem ser adotadas para que o seu desempenho não decaia durante esse período.
1 – Mantenha uma rotina
Por mais que sua rotina talvez não esteja tão rigorosa quanto é em um escritório, seu corpo ainda precisa entender que você tem horários a cumprir. Por isso, tente sempre acordar todos os dias no mesmo horário, além disso, não mude a rotina de almoço e o tempo que você passa trabalhando.
Pode parecer dispensável, mas nosso corpo tem memória. Ou seja, quanto menos rotina você estabelecer, mais difícil será o trabalho. Além disso, quando tudo acabar você demorará mais para se adaptar ao seu dia a dia.
2 – Não fique o dia todo de pijama
Mais uma forma de respeitar a memória do corpo é fazer a troca da sua roupa. Usar pijama nos dá a ideia de que é o seu momento de descanso. Portanto, vai aumentar a sua preguiça e o seu sono.
Não deixe de trocar a sua roupa se vestir como se você estivesse indo trabalhar. Isso já te deixará mais desperto e pronto para enfrentar o dia.
3 – Estabeleça horários com as crianças
Se os seus filhos não forem tão pequenos é possível criar um diálogo com eles. Portanto, deixe claro que o fato de você estar em casa não significa que você está de férias.
Para pais e mães de crianças maiores, estabelecer um local específico para o trabalho pode ser uma grande saída. Por exemplo, trabalhe sempre na mesa do seu quarto. Avise para as crianças que, quando você estiver no quarto, você está trabalhando.
Se os seus filhos forem pequenos, o ideal é fazer uma divisão com os parceiros. Se um está trabalhando, o outro pode ficar com a criança. E se as duas pessoas tiverem que trabalhar ao mesmo tempo, se revezem no atendimento aos pequenos.
Com relação a pais e mães solteiros as coisas se tornam mais complicadas. Nesse caso, o diálogo com os pequenos é a melhor opção.
Além disso, converse com as pessoas com quem você trabalha. É preciso que todos entendam as interrupções em reuniões e o fato de que seus filhos fazem parte da sua nova rotina.
4 – Defina as atividades do dia
Além dos horários, saiba também quais são as atividades que você precisa realizar diariamente. Afinal, em sua casa é mais fácil você se distrair. Por isso, é importante saber exatamente o que você tem que fazer.
Tenha foco nas suas atividades e faça-as no horário que você determinou para o seu trabalho. Mas aceite que nem sempre você conseguirá realizar tudo, especialmente se você tiver um imprevisto.
5 – Respeite a hora de parar
Muita gente está reclamando do fato de estar trabalhando mais em casa do que escritório. Mas é importante não permitir que isso aconteça. Você tem um horário para terminar o suas atividades e esse horário deve ser respeitado.
Portanto, aceite seus limites e saiba que você precisa interromper evitar a criação de horas extra. Não trabalhe nos fins de semana para adiantar suas tarefas.
6 – Saiba quais são as expectativas relacionadas ao seu trabalho
Nesse momento as reuniões são ainda mais importantes. É preciso saber exatamente o que os seus gestores esperam de você.
- Quais são suas metas?
- Quanto tempo você tem para cumpri-las?
- Quais as metas da associação?
Somente se você souber o que esperam do seu trabalho você poderá estabelecer uma divisão diária de tarefas que seja satisfatória.
7 – Estabeleça momentos de diálogo
Em todo escritório as pessoas conversam. Seja para discutir um projeto, no horário do almoço, na pausa para o café ou durante o happy hour, você tem interação com outros seres humanos.
É importante que você não se isole agora. Então tenha alguns momentos para sair do seu posto de trabalho e interagir com outras pessoas que moram com você.
Se você mora só, marque com alguns amigos para fazer algumas pequenas vídeo chamadas diárias.
Essas pequenas distrações são ótimas para reduzir o estresse e, consequentemente, garantir que você trabalhe melhor.