Email Marketing de associação
O email marketing de associação é uma boa estratégia. Mas será que é sempre assim? O que pode ser feito e o que deve ser evitado no email marketing de associação?
É claro que o email marketing é uma ótima forma de comunicação. Mas, o fato de ser uma boa ferramenta não significa que ela pode ser usada de qualquer forma.
Afinal, tudo o que se faz precisa ser bem feito. Uma das grandes questões é que se você utilizar essa ferramenta erroneamente, você só vai conseguir espantar os seus associados. E esse pode ser um caminho sem volta.
Portanto, é importante que você tome os cuidados necessários para o envio dos seus emails. Saiba o que pode agradar e o que vai desagradar os seus associados – ou futuros associados.
Então, vamos ver agora quais são os Do’s e dont’s do email marketing de associação.
O que fazer (Do’s)
Faça uma comunicação rápida em tempos de crise
Ninguém está livre de precisar enfrentar uma grande crise. Mas é preciso que sua associação esteja preparada para orientar os associados nesses momentos.
Por isso, é importante apresentar pesquisas e outros conteúdos relevantes que funcionem como uma espécie de guia para os seus associados.
Não se esqueça de revisar e confirmar com outros membros da sua equipe que o tom do email está correto para a ocasião.
Em um caso como o do Covid-19, por exemplo, é importante conversar com quem está fazendo home office e com quem precisará encontrar novas oportunidades no mercado de trabalho.
Varie o conteúdo das newsletters
Se os conteúdos da sua newsletter forem sempre os mesmos, você não vai conseguir que as pessoas continuem lendo por muito tempo.
Por isso, é necessário variar os conteúdos. Por mais que você faça conteúdos interessantes, se todos eles forem sobre o mesmo tópico será fácil perder o interesse dos associados.
Portanto, tenha uma variação de temas.
Pense na versão Mobile
Um estudo de 2017 mostrou que – naquele ano – 80% do uso de internet foi feito pelos Smartphones. Em 2012, essa porcentagem era de 40%.
Ou seja, cada vez mais nós utilizamos a internet em versão mobile e, consequentemente, todo conteúdo criado para a internet precisa ser pensado para essa versão.
Deixe a sua peça de email fácil de ler e, além disso, faça com os links sejam fáceis de clicar com os dedos.
Call to action
Se o foco do seu email é convidar o associado para uma ação é fundamental que o botão para essa ação esteja bem evidente. Por isso, deixe no final da peça de email um botão de “Registre-se agora” ou “Download”, por exemplo.
Esse tipo de ação é muito importante para a sua associação. Além de ser uma forma de ajudar a prospectar novos associados ou pessoas para eventos, também é o ideal para mostrar que você está fornecendo conteúdo de qualidade.
Mantenha métricas
As métricas são fundamentais para avaliar o que funciona e o que não funciona no seu email marketing. Por isso, analise quantos emails estão sendo enviados, quantos estão sendo abertos e se as pessoas estão realmente clicando nos links fornecidos.
Essa é a melhor forma de avaliar quais são os conteúdos que mais agradam os seus associados.
O que não fazer (Don’ts)
Não envie emails sem testá-los
Envie os emails para pelo menos duas pessoas e peça que elas façam a verificação em diversas plataformas (Gmail, hotmail – por exemplo). Além disso, é fundamental que os testes sejam feitos em diversos aparelhos, tais como smartphones, tablets, notebooks etc.
Não envie emails com Call to Actions que já foram realizadas
Ficar reenviando emails com Call to Actions que já foram feitas é uma ótima forma de espantar os associados ou prospecções. Por isso, é necessário saber quais links já foram acessados e não enviá-los novamente.
Se você enviou um email sobre um e-book, por exemplo. Não envie o email novamente para pessoas que já fizeram download.
Não envie SPAM
Tome muito cuidado com os emails que serão enviados pela a sua associação. Existem uma série de ações que você pode tomar para evitar que o seu email seja enviado para o SPAM.
Além disso, é importante ter certeza de que ninguém que cancelou a assinatura na sua newsletter vai continuar a recebê-la.