CRM – Customer Relationship Management – em português, gestão de relacionamento com o cliente é muito importante. Pois é a porta de entrada para trazer novos associados para você.
Atualmente, já se sabe que um bom contato com os usuários é fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio. Por isso, é importante investir em ferramentas que fidelizem os seus clientes.
Entretanto, é preciso muito planejamento para fazer isso de forma satisfatória. O que os associados esperam é que a associação seja capaz de resolver seus problemas, ajudá-los a crescer na carreira.
Sua associação pode fazer isso, mas também precisa ser capaz de mostrar para o associado que isso é possível. Por isso, você precisa ter tempo para cuidar do planejamento das estratégias de marketing e, além disso, das estratégias de criação de novidades para os associados.
Por isso, é importante contar com um CRM integrado ao software de gestão. Assim, você garante um sistema automatizado que gere economia de tempo para a sua equipe e, além disso auxilie na fidelização de associados e captação de novos membros.
Software de Gestão + CRM
Um software de gestão é um investimento para uma associação. Afinal, a máxima “tempo é dinheiro” é uma realidade. Se você quer economizar tempo e transferir seus esforços para assuntos que realmente precisam da sua atenção, a forma ideal é a utilização de um software de gestão.
Vamos falar sobre alguns aspectos práticos que o CRM integrado acrescenta para a experiência do seu associado e, consequentemente, para os resultados da sua associação.
Para associados
As vantagens relacionadas aos associados são justamente formas de mantê-los fidelizados. É importante que a associação mostre um serviço mais exclusivo, deixando claro que cada pessoa é única.
Portanto, datas importantes não devem ser esquecidas. Além disso, é importante que o associado tenha um controle relacionado à sua própria participação na associação.
Ou seja, que a pessoa possa verificar rapidamente o seu histórico de cursos e eventos. É justamente isso que o sistema de software de gestão + CRM que a RPGestor oferece.
A plataforma envia emails de aniversário automáticos. Além disso, o associado tem acesso a todos os eventos e cursos assistidos e a frequência de cada um deles.
Para completar o sistema fornece também uma agenda para próximas atividades.
Futuros Associados
Manter clientes é mais barato do que conseguir novos clientes. Um dos fatores cruciais para esse aspecto é o tempo que se gasta para conquistar esses novos clientes ou associados.
Mas essa não é a realidade se você utilizar um software para resolver essa questão. Afinal, o trabalho do software de gestão é justamente evitar que seu tempo seja perdido em buscas que podem nem trazer resultados suficientes.
Se você criar formulários externos ou criar outras formas de captação em eventos, você consegue colocar os emails desses possíveis associados no software.
Assim, é possível nutrir a comunicação com esses possíveis associados por meio do email marketing. A vantagem? Não permitir que as pessoas esqueçam da sua associação e fazer com que elas conheçam suas vantagens.
Antigos associados
Os antigos associados também não devem ser esquecidos. Afinal, eles podem voltar a se associar. Entretanto, é preciso entender que a comunicação com essas pessoas é diferente da comunicação com pessoas que nunca fizeram parte da sua associação.
Digo isso pelo fato de que alguma coisa já fez com que essas pessoas saíssem da sua associação. Por isso, é preciso mostrar novas formas de pagamento ou outras vantagens que façam com que essa pessoa queira voltar.
Uma das vantagens que pode ser oferecida é liberação de alguns vídeos de aulas e palestras em modo “degustação”. Ou seja, você permite que o ex-associado faça um pedaço de curso, ele sente a necessidade de continuar, mas precisa retornar para a associação para que isso seja possível.
Para que essa estratégia funcione bem é preciso trabalhar muito bem as primeiras aulas do curso ou os primeiros minutos da palestra. Obviamente o curso inteiro deve ser de qualidade, mas as primeiras aulas podem ser mais instigantes.
O sistema da RPGestor permite:
- Email marketing para nutrição e possível engajamento para retorno;
- Estratégias na área de ex-associados para os eventos da instituição;
- Meios de pagamento facilitados para que o ex associado possa retornar com conforto financeiro (cartão de crédito/pagamento recorrente/boleto);”
- “Degustação” para que eles possam ver a evolução da associação.
Nós também oferecemos a possibilidade de controle e oferta dos convênios oferecidos nas degustações. Pelo aplicativo – que é uma fonte de entrega de informações totalmente integrada com a plataforma – é possível obter esses dados.