Covid-19
Com a Covid-19 muitas empresas se viram em uma situação financeira complicada. E com as associações não é diferente. Como fazer para manter o seu trabalho em funcionamento?
Nesse momento delicado, muitas empresas têm optado pela demissão de funcionários. Mas será que isso é mesmo necessário? O que poderia ser feito para evitar que uma associação, por exemplo, não opte pelas demissões.
É hora de manter a calma, estudar as possibilidades e sempre lembrar que a Covid-19 vai passar. Portanto, as associações precisarão se reerguer e, se vários funcionários tiverem sido demitidos, eles terão que ser substituídos.
Vale a pena passar por todo o processo de treinamento novamente? Isso é quase recomeçar a associação. E, como se sabe, o trabalho remoto é uma realidade muito viável para vários tipos de negócios.
Por isso, hoje nós decidimos escrever esse texto. Vamos analisar algumas possibilidades que as associações podem ter para seguir trabalhando sem precisar dispensar os seus colaboradores que já estão preparados para o trabalho.
Plano de continuidade de negócios
Toda associação deveria ter um plano de continuidade de negócios. Mas nós sabemos que nem sempre isso é uma realidade. Entretanto, ainda dá tempo de mudar essa realidade.
O plano de continuidade de negócio é um plano emergencial. Ou seja, uma forma de a empresa continuar funcionando no caso de algo impedir o que a normalidade das operações.
Algo como uma pandemia, por exemplo. Obviamente ninguém estava esperando que algo assim acontecesse, mas todas as associações deveriam estar preparadas para esse tipo de eventualidade.
Por mais que você ainda não tenha isso preparado, é possível criar algo novo. O importante agora é determinar:
- Políticas e procedimentos de trabalho;
- Forma de monitoramento;
- Rotina de reuniões de equipe;
- Definição das operações e atividades dos colaboradores;
- Formas de contato com os associados;
- Tecnologia e Inovação.
Tecnologia e Inovação em tempos de Covid-19
Um software de gestão de associação é ainda mais necessário agora. Especialmente porquê é realmente preciso inovar para manter associados e tentar conseguir novos associados durante a pandemia.
É preciso compreender que o fato de nós estarmos em isolamento social não significa que sua associação precisa parar. Pelo contrário. É o ideal para funcionar a todo vapor.
Os trabalhadores estão em casa com tempo livre. Ou seja, muita gente está em busca de cursos e outras formas de conseguir ampliar os conhecimentos relacionados ao mercado de trabalho.
Por isso, a associação que fornecer cursos e palestras à distância, com certeza, tem mais chance de aumentar o seu número de associados e, além disso, mantê-los fidelizados.
Então, uma ótima forma de seguir é definir quais são as necessidades dos profissionais nesse momento e voltar os esforços da associação para criar conteúdos relacionados a essas necessidades.
Uma forma de definição dessas necessidades é o uso de um software para manter a comunicação efetiva com os associados.
Além disso, um software de gestão permite que os associados continuem cumprindo suas obrigações para com a associação, tais como o pagamento da mensalidade da associação.
Políticas e procedimentos: comunicação
Mais do que nunca a comunicação se faz necessária.
- Como vai funcionar o trabalho na associação durante a pandemia?
- Se ainda há trabalho presencial, o que o funcionário que está voltando de férias deve fazer?;
- Qual a forma de monitoramento no caso de os colaboradores poderem fazer home office?;
- Como serão feitas as reuniões?;
- Qual a divisão de trabalho dentro das equipes?;
- O que a associação espera dos seus colaboradores durante a pandemia?
Esse tipo de pergunta precisa ter suas respostas bem claras para todos os seus colaboradores. A equipe precisa estar ciente de tudo o que acontece na associação e de qual é a sua função nesse momento delicado.
E se minha associação não possui um software?
Como eu disse no começo do texto, ainda dá tempo de garantir uma vida saudável para a sua associação durante a pandemia do Covid-19.
O importante é começar a usar um software no qual você confie e, além disso, fazer com que os associados compreendam o uso dessa nova tecnologia.
Para isso, além de falar diretamente com eles, é ideal enviar newsletters explicativas e até mesmo criar posts em blogs e redes sociais que expliquem esse novo procedimento.
Também é fundamental que o SAC da associação esteja funcionando bem. Afinal, você pode precisar lidar com uma série de dúvidas dos associados.