Tecnologia e Marketing Digital
Tecnologia e marketing digital são duas tendências fortes. Porém, elas só funcionam se forem bem utilizadas. Por isso, é preciso tomar muito cuidado com suas estratégias.
Para esse texto, acredito que seja melhor fazer uma divisão entre duas categorias, separando tecnologia e marketing digital. Somente depois que nós compreendermos os dois, nós poderemos uni-los em um terceiro tópico.
Uso de tecnologias para associação e sindicato
O uso de tecnologias é extremamente importante para qualquer pessoa que quer crescer sua associação ou sindicato. Afinal de contas, as tecnologias surgem para nos ajudar.
Por isso, é preciso analisar quais são os riscos de não se modernizar. É obviamente impossível que sua associação ou sindicato cresça muito caso você não amplie seu alcance tecnológico para otimização do trabalho.
Para que isso seja feito de forma orgânica é necessário muito planejamento. Em primeiro lugar é necessário fazer uma estimativa comparativa: onde você está e onde você quer chegar?
Somente com essas estimativas é possível determinar do que a sua associação ou sindicato realmente precisa. Afinal de contas, não faz nenhum sentido você investir em tecnologias que serão desnecessárias para o crescimento.
Um ótimo exemplo atual é o uso de tecnologias para cursos. A cada dia que passa as pessoas estão com mais necessidade de especialização, mas ao mesmo tempo, estão com menos tempo.
Quem hoje em dia consegue se deslocar uma vez por semana, em um horário específico, para fazer um curso?
Por isso, as associações podem perder associados ao oferecer opções de curso. Se um futuro associado não tem tempo para ir às aulas, qual a vantagem de se inscrever em uma associação que oferece especialização como vantagem?
Entretanto, se essa mesma associação tiver como opção vídeo aulas que possam ser acessadas a qualquer momento e em qualquer lugar, nossa história muda completamente de figura.
Além disso, as tecnologias podem te auxiliar na otimização do seu trabalho e dos seus colaboradores e associados. Inclusive, podendo te auxiliar na retenção de associados.
Marketing Digital
O marketing digital é um braço do marketing tradicional. Atualmente, é praticamente impossível encontrar uma instituição que não faça uso de marketing. Entretanto, o mundo mudou e, assim, a tecnologia também foi incorporada nessa área.
Por enquanto o marketing digital não deve substituir o marketing tradicional, mas não posso dizer que será sempre assim. Atualmente, a ideia é que ele seja sempre um complemento, permitindo que sua estratégia seja 360 graus. Ou seja, que a sua associação/sindicato “ataque” em todas as vertentes.
Para fazer um marketing digital eficiente é – mais uma vez – fundamental o planejamento. Porém, no caso digital ele não é tão difícil de fazer, pois tudo na internet é mensurável.
Podemos usar como exemplo um post no Instagram. É possível saber quanto você gastou em um post, quanto de visualização ele teve, quantas curtidas e quantas conversões. Ou seja, é muito fácil determinar e melhorar o ROI da sua área de marketing.
Tudo o que é feito por uma empresa no mundo digital precisa ter propósito. Além disso, tudo precisa ser bem calculado. A internet é um local no qual as coisas acontecem muito rápido, por isso é importante observar as tendências e testar conteúdos.
Não tenha medo de testar novos formatos. O que funcionar é um conteúdo a ser continuado, o que não der retorno pode ser descartado.
Tecnologia e marketing digital
Tecnologia e marketing digital são dois aliados, mas apenas se forem corretamente utilizados. Por isso, é de extrema importância prestar atenção na forma como as ferramentas funcionam.
Podemos falar a respeito de blogs. Não basta criar um blog para a sua empresa se você não se importará com o SEO.
Essa é a principal forma de ranqueamento do Google e, sabendo que a maioria das pessoas não pesquisam além da segunda página, qual a vantagem de ter um blog que não tem nem chance de aparecer nas pesquisas?
O Instagram também é um ótimo local para fazer o seu marketing digital. Mas, por mais que o ideal seja crescer organicamente, você pode optar por investimentos de mídia, investir em hashtags, otimizar a publicação, agendar posts.
Ou seja, você realmente precisa se lembrar que tecnologia e marketing digital são aliados. Por isso, precisam caminhar juntos e ser muito bem estudados.
Não importa o quão bom é o seu conteúdo se você não respeita algumas “leis” da rede. Por isso, não tenha medo de pesquisar, estudar e se arriscar!
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