Engajamento de novos membros
É preciso que os associados se relacionem com a associação. Por isso, é fundamental que a associação crie estratégias para aumentar os níveis desse engajamento. Mas o que fazer para rastrear o engajamento dos novos membros?
É muito importante que a associação encontre formas de fazer esse rastreamento. Afinal, você já deve ter os números dos associados mais antigos. Se você obter os números dos associados novos, juntos aos dos antigos, seu relatório vai mostrar que está tudo bem. Afinal, a menos que sejam vários novos associados e nenhum deles esteja engajado com a associação, suas métricas não terão quedas significativas.
Ou seja, se você não rastrear o engajamento de novos membros, você vai manter uma ilusão de que todos os seus membros são engajados e, quando você localizar o problema, pode ser tarde demais.
Por isso, se você está fazendo onboarding e-mails e outras ações para fazer com que os seus novos membros se sintam bem vindos, é importante que você inclua estratégias de rastreamento nesse plano.
Foi pensando que essa pode ser uma deficiência de diversas associações que nós decidimos escrever este texto.
Como é na sua associação? Vocês estão sofrendo com essa situação ou o rastreamento dos novos membros já é uma rotina? Há alguma estratégia feita por vocês além das que nós indicaremos aqui?
Rastreamento de e-mails
Você vai enviar uma série de e-mails para os seus novos associados. Essas primeiras comunicações são importantes para fazer essa pessoa se sentir à vontade na associação. Além disso, é uma forma de mostrar tudo o que o membro pode esperar dessa parceria e em quais atividades essa pessoa pode se inserir para ter acesso a formas de crescimento profissional.
Mas é importante que você saiba se esses e-mails estão sendo abertos. Além de tudo, você precisa saber se a pessoa está interagindo com essas mensagens. Ou seja, ela está clicando nos links que você enviou?
Para que você pode analisar os resultados, você precisa:
- Nomear o novo membro e a campanha de e-mail na sua ferramenta de e-mail marketing;
- Fazer um relatório de campanha de e-mail três dias depois do envio de cada mensagem;
- Avaliar cada relatório quanto às principais métricas, como taxas de abertura e cliques. Procure um ponto em comum nos e-mails mais abertos, pois essa pode ser a chave para manter um bom engajamento.
Olhe para o seu centro de preferências para insights
Ter um centro de de preferências para insights é uma ótima forma de encontrar novas formas de comunicação com os seus associados. É importante que você esteja sempre pesquisando e encontrando novas formas de falar com essas pessoas.
Por isso, também é importante que você crie pesquisas nessas áreas e peça para os seus novos membros responderem a esses estudos da forma mais sincera que eles conseguirem. Dessa forma, você poderá entender que tipo de mensagem eles esperam e quais tópicos eles julgam mais interessantes.
Ou seja, é uma forma de conhecer melhor os seus novos membros e, além disso, mostrar que a associação se interessa por tudo o que eles têm a dizer.
Esse é um modo excelente de gerar o engajamento dos novos associados.
Crie um grupo com os novos membros
Criar um grupo com os novos membros é uma ótima oportunidade para esses membros e para a associação. Esse grupo pode ser criado em qualquer plataforma que a associação use para comunicação – WhatsApp, Telegram, plataforma da própria associação.
Neste grupo você deve gerar alguma discussão que permita a participação desses novos membros. Para a associação é vantajoso, pois vai aumentar o engajamento e o interesse desses associados. Por outro lado, essas pessoas terão mais oportunidades de fazer networking.
Além disso, é uma ótima forma para você conseguir:
- Insights e novidades sobre os interesses e preocupações;
- Informações sobre assuntos que as pessoas estão pesquisando. Além disso, você encontrará novidades sobre eventos e programas que as pessoas estão procurando;
- Perguntas frequentes dos membros. Inclusive, questões que você deve responder;
- Encontre fontes de respostas e posts do blog da associação. Envie esses textos no grupo e encoraje os seus associados a comentar o assunto. Além disso, se algum membro compartilhar histórias e posts sobre os assunto que são base para a conversa, não deixe de agradecer e de comentar o termo.