fbpx
Novos associados

Novos associados: Como fazer com que se sintam bem vindos?

Toda associação quer ter novos associados. Entretanto, todo começo de relação pode ser delicado. Por isso, é importante que você faça os seus novos associados se sentirem bem vindos. Assim, é mais difícil que eles se afastem. 

Mas o que você pode fazer para conseguir que novos associados se sintam como parte da família? Isso pode ser especialmente difícil em tempos de isolamento social. Entretanto, é possível. Para que isso aconteça é importante – como sempre – ter cuidado com as primeiras mensagens. 

Aqui no blog nós já falamos sobre a importância das primeiras comunicações como novos associados. Além disso, com os possíveis novos membros. Porém, hoje vamos falar de forma específica sobre quem acabou de entrar na associação. 

Esse primeiro contato fará com que as pessoas façam um juízo de valores da associação. Você pode pensar que elas já fizeram isso antes de se inscrever. Porém, tudo o que é informado antes da inscrição pode ser encarado como “propaganda”. Ou seja, é depois que a pessoa se torna membro que ela começa a ver o que a associação realmente pode fazer pela carreira dos trabalhadores.

Por isso, é importante pensar em formas de comunicação que possam atingir esses novos associados de forma efetiva. Além disso, é bom aproveitar para conhecer essas pessoas, descobrir suas dores profissionais e seus objetivos. 

Agradeça aos novos membros

Deixe que esses membros saibam o quão importante eles são para a associação – de forma individual.  Para que isso seja possível, você precisa pelo menos enviar um e-mail automático de agradecimento. 

Convide essa pessoa para se inscrever na sua newsletter. Se ela o fizer, também é interessante não deixar de agradecer pelo engajamento nos assuntos da associação. 

Mas você precisa parar por aí? Não. Pelo contrário, você pode fazer mais para agradecer aos novos associados. Por exemplo:

  • Envie um presente de boas vindas. Existem vários presentes que você pode enviar para os seus membros. Uma boa ideia é um livro que sua associação recomende como fundamental para o desenvolvimento da carreira. Além disso, você pode enviar brindes com o logo da associação. Um kit com copo, caneta e um bloco de anotações seria uma ótima opção. Além disso, você tem a oportunidade de enviar algum e-book feito pela própria associação;
  • Crie um e-mail de boas vindas mais pessoal e completo. Não se esqueça de acrescentar que a associação está muito feliz com a inscrição dessa pessoa. Além disso, relembre quais são as vantagens que sua associação fornece e o quanto essa pessoa pode crescer profissionalmente;
  • Faça uma coisa mais pessoal. Peça para algum membro do seu staff enviar o e-mail, com a assinatura e o cargo dessa pessoa. Também é interessante utilizar o nome do novo associado na abertura do e-mail. Deixe claro que toda a equipe está à disposição para ajudar e, além disso, que a associação quer saber a opinião e as dores dos membros.  

Faça novos membros se sentirem em casa

Conhecer algo ou alguém é a melhor forma para se sentir em casa. Se você vai a uma festa, por exemplo, não conhece ninguém e não sabe se locomover pelo lugar, você não vai – ou pelo menos vai demorar muito – se sentir confortável. 

Entretanto, se você vai a um lugar sabendo pelo que vai passar, então a situação é muito mais simples. Por isso, converse com os novos associados, diga como a organização funciona, quais os próximos cursos e eventos e onde a pessoa pode conseguir informações. 

Além disso:

  • Relembre os valores da associação e os benefícios que o membro começará a receber agora que é parte do time;
  • Conecte essa pessoa com um membro voluntário que esteja a disposição para sanar dúvidas, explicar questões e ser um contato próximo. Esse voluntário pode mostrar tudo o que está a disposição online e como funciona. Por exemplo, o calendário dos eventos e os cursos online. Você também pode fazer isso por meio de um vídeo explicativo;
  • Envie conteúdos relacionados às razões que levaram o novo membro para a associação. Se você ainda não sabe isso, é importante ter uma conversa preliminar para compreender bem o que essa pessoa quer. Depois, envie as opções que a associação fornece, como cursos e palestras;
  • Fale sobre o estilo de comunicação adotado pela associação;
  • Deixe claro com quem essa pessoa pode falar para sanar dúvidas.

Seguindo essas simples atitudes, você poderá fazer com que esses novos membros se sintam em casa. Isso é muito importante. Afinal elas não sabem o que estão esperando, especialmente nos primeiros anos como associados. 

Por isso, não os pegue de surpresa e gere muito valor para suas carreiras. 

Fonte

Rolar para cima
Rolar para cima
Open chat
Precisa de ajuda?
Olá. estamos disponível !
Tem alguma dúvida? Envie suas perguntas aqui!