Um centro de custos é uma ferramenta importantíssima para controle financeiro. Uma associação que investe em algo assim tem as finanças em dia. Quer saber como?
Não é segredo que qualquer associação precisa ter um caixa no azul. Mas também uma realidade a dificuldade de atingir essa meta. Para que a sua associação fique em uma situação financeira confortável, é preciso esforço, boas estratégias de crescimento e um volume baixo de erros.
Isso tudo é possível, mas é importante que o seu time tenha tempo para se preocupar só com o que for realmente fundamental. Além disso, a utilização de softwares de gestão permite que os erros sejam reduzidos a quase zero.
Um dos softwares que são necessários para a sua associação é o centro de custos.
O que é a nossa funcionalidade centro de custos?
O centro de custos é uma ferramenta desenvolvida pelo RPGestor para facilitar a contabilidade das associações. Nosso software permite que o gestor tenha o controle de todos os aspectos financeiros da associação detalhados, de forma organizada e sempre a mão.
O que o centro de custos faz é integrar todas as informações. Por isso, logo de início o gestor já pode ver como está a saúde financeira da associação: quais as receitas e as despesas.
Além disso, a plataforma também permite uma compreensão financeira mais profunda, pois você pode saber exatamente o que gerou lucro e o que foi causa de prejuízos financeiros.
Mas como isso é possível? Por meio de uma tecnologia que faz lançamentos de receitas e despesas de toda e qualquer movimentação feita pela associação.
Dessa forma, o gestor pode ter mais controle de cada um dos eventos e cursos realizados. Além disso, é possível determinar as receitas e despesas por período, mas sem precisar de um trabalho árduo e minucioso a respeito das contas, pois tudo é automatizado.
Compreensão por evento
Dados são os aspectos mais importantes para serem analisados e levados em consideração antes de qualquer tomada de decisão. Por isso, é fundamental que a análise de dados possa ser feita de forma completa.
Pensando nisso, a ferramenta de centro de custos foi desenvolvida para permitir que o gestor da associação tenha acesso aos informes de cada evento em separado a receita da instituição. Ou seja, fazendo com que a associação possa ver quais eventos geraram lucros e quais foram causas de prejuízo. Não esquecendo do centro de custos mestre, o da instituição.
Sendo assim, é possível fazer o planejamento anual conhecendo quais são os melhores eventos realizados pela sua equipe.
O que pode ser alterado? Qual pode ter sido a causa de aprovação de alguns eventos e o que fez com que os outros não atraíssem o público?
Isso pode ser fundamental para determinar as estratégias de marketing para as próximas ações realizadas por você.
Um fato fundamental é que os custos e receitas dos eventos ficam em um espaço separado dos custos e receitas da instituição de uma forma geral. Portanto, é muito mais simples separar o orçamento voltado para os eventos, dificultando a perda de controle financeiro.
Entendendo as finanças dos cursos
Os cursos também podem ter o seu sucesso – ou até mesmo fracasso – analisados de forma mais aprofundada. No caso dos cursos além das receitas e despesas é possível ver se os cursos não estão conseguindo pagadores no começo ou se a questão principal são as desistências.
Afinal, é a partir desses dados que você poderá entender se o problema é o conteúdo do curso ou é o conteúdo do marketing que está sendo utilizado para anúncio do curso.
Mas o que mais o centro de custos oferece?
Teoricamente, sua associação já deve fazer todos esses cálculos. Mas um software já é uma vantagem pelo fato de que é muito mais difícil um software cometer um erro do que um ser humano.
Mas não é apenas essa a vantagem que nós podemos oferecer.
Quando os processos ficam separados por departamentos, o gestor sempre precisa pedir para obter relatórios, que demoram alguns dias para ficar prontos e ainda podem não conter todas as informações que a gestão da associação precisa.
Entretanto, no nosso sistema, essas informações estão todas ao alcance de alguns cliques do gestor. Ou seja, a pessoa responsável já pode ver todos os dados que precisa e a equipe do financeiro da associação pode ficar mais focada em pagamentos e na liberação de recursos para novos eventos e contratações.
Portanto, você não precisaria parar membros da equipe para obter os recursos que sua equipe precisa para poder planejar as próximas ações. Além disso, é muito mais fácil a compreensão das informações e, consequentemente, a apresentação para membros e sócios.