Se a sua associação tinha eventos marcados para essa época, a quarentena foi um balde de água fria. Entretanto, é preciso entender que eles não precisam ser cancelados. Basta transformá-los em eventos virtuais.
Talvez a sua associação nunca tenha feito nada assim. Mas em um momento como o de agora é justamente o necessário para começar novas práticas.
Antes de mais nada, vamos discutir um tema. Muita gente está fazendo lives nas redes sociais. Além disso, tem muitas empresas correndo para fazer webinars, eventos e cursos.
Isso é ótimo, mas desde que seja bem feito. É fundamental que a sua associação não faça esse tipo de ação só por fazer. Planeje, se prepare e tenha certeza de que sua ação online vai agregar muito conteúdo para os associados.
Afinal, o fato de a pessoa estar em isolamento social não significa que ela tenha tempo a perder.
Dito isso, vamos ver nossas 5 dicas de hoje para quem quer fazer eventos virtuais. Depois não deixe de comentar nossa postagem. Queremos muito saber como foi o seu evento.
1 – Escolha uma boa plataforma para criar o seu evento
Não ter falhas é algo muito importante em qualquer evento. Mas, quando nós estamos falando de eventos virtuais a coisa é ainda mais séria. Sejamos sinceros, se você está tentando ver um vídeo ou uma live e ele começa a travar ou ficar um tempo sem som, você fica tentando fazer funcionar por quanto tempo?
Eu digo que eu, quando muito, fico alguns minutos. E aposto que você é assim também. E é por isso que eu afirmo que, com falhas, você vai perder audiência muito rápido.
Portanto, é fundamental escolher uma plataforma que realmente funcione bem. Além disso, para poupar mais trabalho para a sua equipe, você também pode escolher um ambiente que já lide com os ingressos – para venda ou gratuitos – e organize as pessoas que participarão do evento.
Dessa forma, você consegue ter mais controle dos participantes e, consequentemente, dos resultados.
2 – Prepare os seus palestrantes
Palestrar não é algo fácil de se fazer. E nós sabemos que falar com o nada é muito diferente de palestrar perante uma audiência. Muitas vezes, quando palestrantes ensaiam, parece que tudo o que foi preparado está ruim, mas aí quando as pessoas chegam, tudo muda.
Porém, quando nós temos que palestrar perante uma audiência que não está presente, o que podemos fazer? É fundamental que a palestra seja bem feita, pois por mais que você não esteja vendo, as pessoas estão lá.
É preciso que a associação deixe bem claro para o palestrante o que é esperado dessa pessoa. Quais assuntos devem ser abordados e qual a duração da palestra. Se for possível ensaiar com essa pessoa em um ambiente virtual, ótimo.
Além disso, é fundamental escolher bem as roupas e o local onde o vídeo será gravado. Escolha cores neutras para a vestimenta e para as paredes do local. É mais fácil perder a concentração em vídeos, portanto, ajuda a audiência a se manter conectada.
3 – Prepare a sua audiência
Pode ser que os seus associados também não estejam acostumados a participar de eventos virtuais. Por isso, faça com que o seu evento seja o mais receptivo possível.
É preciso que o palestrante esteja preparado para fazer perguntas como “alguma dúvida?”, “alguém já passou por uma situação semelhante?” ou “querem compartilhar algo?”.
Além disso, antes do evento começar pode um mediador que explique para as pessoas como interagir. É possível chamar atenção? Como isso pode ser feito?
Se a audiência souber interagir o evento será muito mais interessante e o palestrante tem menos chance de se sentir desmotivado.
4 – Utilize chats para rodas de discussão
Muita gente gosta de ir a eventos para poder aprimorar o network. Por isso, se o seu evento online possibilitar esse tipo de interação, é mais fácil ele atingir o público.
Portanto, uma possibilidade é organizar uma série de chats com vídeo chamada para permitir que os participantes tenham acesso a rodas de discussão.
Assim, eles também poderão trocar contatos e ver o que está em alta no mercado.
5 – Não se esqueça da diversão
Todo evento tem o momento em que as pessoas pausam para um café ou simplesmente se reúnem em grupos de conversa. Por isso, não forneça apenas conteúdo para os seus associados.
Fazer jogos ou momentos de meditação entre palestras é uma ótima ideia. Além de entreter, faz com que as pessoas se mantenham atentas e engajadas durante todo o evento.